Observatório Cearense de Informações sobre Drogas (OCID)

27 de fevereiro de 2012 - 17:33

Objetivos: Reunir, gerenciar analisar e divulgar conhecimento/informação sobre temas relacionados às drogas para contribuir na tomada de decisões pelas diversas instituições com atuação na área.

Público-alvo: População em geral, instituições públicas e privadas, universidades, grupos de mútua ajuda, profissionais, dependentes e familiares.

Parcerias: Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, órgãos municipais sobre drogas, Seduc, Sesa, Sejus, STDS, Polícia Militar, Ipece, Senad, MS, ME, Opas, OMS.

Metodologia: A atuação do Observatório está pautada na consolidação, análise, avaliação e disseminação de informações relacionadas às drogas no âmbito estadual por meio de uma infraestrutura para construção de portais informativos e bancos de dados. Deve disponibilizar espaços para estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de prevenção, de acolhimento e tratamento e de reinserção social.

Os interessados terão acesso a dados sobre prevenção, acolhimento e tratamento, bem como reinserção social, através de legislações, produções científicas e informações advindas das mídias tradicionais e sociais. Tem como objetivo mapear e atualizar, constantemente, informações, fomentando a inovação e a tomada de decisões de modo a fortalecer as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.