Centro de Referência sobre Drogas do Estado do Ceará

29 de novembro de 2012 - 16:11

O Centro de Referência sobre Drogas (CRD) foi inaugurado no dia 18 de dezembro de 2014. Foi criado como uma unidade ambulatorial de referência vinculada ao organograma da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), a partir do Decreto n° 31.531, de 14 de Julho de 2014.

A sua implantação se tornou possível devido à assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas (AESPD), vinculada ao Gabinete do Governador, e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

O Termo de Cooperação Técnica, assinado no dia 1º de março de 2014 e publicado no Diário Oficial no dia 21 de março de 2014, descreve que o CRD visa a execução de ações integradas para o enfrentamento ao uso de álcool e de outras drogas, integrando as políticas públicas setoriais e a sociedade civil, permeando ações de prevenção, fortalecimento da atenção integral aos usuários e suas famílias e de reinserção social.

Para isso, a Sesa se responsabilizou por disponibilizar servidores em número suficiente para a demanda e arcar com o material de expediente, material de consumo e despesas de custeio para a operacionalização de atividades.

A AESPD celebrou convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para a estruturação do CRD, bem como a aquisição de Unidades Móveis (UM´s) para a prevenção e orientação sobre drogas; fiscalizar a execução dos contratos celebrados entre a Sesa, Senad e as entidades responsáveis pelos serviços de acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependentes de substâncias psicoativas, mediante necessário acompanhamento do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas; implantar Sistema de Acompanhamento e Controle de ocupação de vagas contratadas, sem prejuízo das autonomias e obrigação das entidades e implantar, executar e acompanhar os seguintes serviços:

    *Núcleo de Atendimento
    *Núcleo de Capacitação
    *Núcleo de Prevenção
    *Observatório Regional sobre Drogas
    *Salas para Grupos de Mútua Ajuda
    *Unidades Móveis de Prevenção e Orientação sobre Drogas

Essa iniciativa favoreceu o acesso à informação e a assistência às famílias, crianças, adolescentes e adultos que se encontram em situação de vulnerabilidade social pelo uso/abuso ou dependência de drogas.

O CRD desenvolve ações de informação, capacitação continuada para profissionais das secretarias estaduais ou municipais e outros que atuem na atenção básica, priorizando o público das áreas de assistência social, saúde, educação e segurança pública. Inclui, também, a integração dos grupos de ajuda mútua. Todas as ações deverão estar em consonância com a Política Nacional sobre Drogas (PNAD) e em articulação com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Assim, o CRD tem por missão contribuir na construção de uma sociedade mais integrada em suas ações intersetoriais, facilitando a execução das políticas públicas sobre o álcool e outras drogas.

Para cumprir com sua missão institucional, o CRD tem por objetivo geral integrar as políticas públicas sobre o uso de álcool e outras drogas, promover ações intersetoriais de prevenção, acolher e encaminhar usuários e seus familiares para a rede assistencial, capacitar colaboradores e fomentar a geração de pesquisas, criando dados epidemiológicos no Estado do Ceará.

São ainda objetivos específicos:

    *Orientar familiares, sociedade, OGs e ONGs quanto aos procedimentos e informá-los sobre a rede de atenção aos usuários e dependentes químicos;
    *Manter banco de dados, conhecer o perfil epidemiológico dos usuários de substâncias, acompanhar a rede de serviços no território de sua abrangência;
    *Oferecer informações sobre substâncias psicoativas a estudantes, educadores, famílias, trabalhadores da rede da assistência, educação, segurança pública, saúde e comunidade em geral;
    *Implementar parcerias com as instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e capacitação;
    *Manter a rede de atenção integrada com qualidade no atendimento aos usuários de drogas e familiares.

Dessa forma, o CRD oferece à população cearense um conjunto de serviços de prevenção, orientação, encaminhamento e tratamento aos dependentes químicos.

1. Núcleo de Atendimento

O Núcleo de Atendimento busca oferecer atendimento especializado à pessoa em uso/abuso e dependência e/ou seus familiares, com o objetivo de orientar e encaminhar para os serviços especializados e vagas conveniadas nas comunidades terapêuticas, observando a especificidade de cada caso. Poderá ser realizado por três modalidades:

A) Acolhimento Presencial – No espaço físico do Centro de Referência sobre Drogas, o CRD conta com uma equipe especializada para orientar e encaminhar para a Rede Assistencial do Estado do Ceará.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

B) Teleatendimento – Orientação a usuários e familiares, informações sobre rede de tratamento e vagas pelo 0800-2751475. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Seminário d epolíticas sobre drogas ITA

2. Núcleo de Capacitação

O Núcleo de Capacitação tem por objetivo geral capacitar pessoas em todos os segmentos sociais para a ação efetiva da redução de demanda e de danos, fundamentada em conhecimentos científicos e experiências bem sucedidas adequadas à nossa realidade.

3. Núcleo de Prevenção

O Núcleo tem por objetivo geral assessorar a construção de planos de ações nos municípios do Estado do Ceará, a fim de reduzir e evitar danos e consequências decorrentes do uso de drogas.

3.1. Palestras de Prevenção

Oferta de palestras informativas sobre prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

3.2. Unidades Móveis de Prevenção e Orientação sobre Drogas

As Unidades Móveis (UM´s) têm como objetivo levar o serviço oferecido pelo CRD a todos os municípios do Estado. As Sprinters foram estrategicamente projetadas para oferecer um espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido a uso de drogas e/ou por ter um caso na família que precise de cuidados especiais. Além desse serviço oferecido diretamente à população, os profissionais se reúnem com gestores e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial, buscando consolidar a execução das diretrizes da Política Nacional sobre Drogas. Assim, quando a equipe do CRD vai ao município, de acordo com a demanda, são oferecidos os seguintes serviços:

1. Atendimento especializado de orientação / encaminhamento para a Rede de Atenção Psicossocial (Raps);

2. Palestras educativas;

2. Reunião com gestores e profissionais;

3. Capacitação para profissionais.

4. Observatório Regional de Informações sobre Drogas

O Observatório Regional de Informações sobre Drogas tem por objetivo reunir, gerenciar, analisar e divulgar conhecimento/informação sobre o tema relacionado às drogas no seu âmbito de atuação, bem como disponibilizar espaços para estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de prevenção, atenção e reinserção social. Os dados estatísticos são fruto do Observatório do Centro de Referência sobre Drogas (CRD).