Assembleia realiza sessão solene em homenagem aos 15 anos do Proerd

15 de junho de 2015 - 16:04

A Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda-feira (15/06), sessão solene para celebrar os 15 anos de atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência do Estado (Proerd), comemorado no dia quatro de maio.

O deputado Capitão Wagner (PR), autor do requerimento, salientou a importância do programa na redução da criminalidade, já que desenvolve atividades voltadas para a juventude. “O programa alcança o objetivo, evitando a expansão das drogas”, avaliou.

Capitão Wagner também anunciou que destinará parte do valor da emenda parlamentar para a Secretaria de Políticas sobre Drogas, recentemente criada. “O trabalho repressivo é feito pelas polícias, mas, se não houver um papel preventivo, o aparelho policial não terá êxito”, defendeu.

O coronel Austregésilo Lima, coordenador do Proerd e responsável pela implantação do programa, informou que o projeto é desenvolvido em escolas públicas e particulares. Ele lembrou que o Proerd segue a filosofia do Programa Americano de Resistência às Drogas (Dare) – criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1983.

Os instrutores do Proerd, de acordo com o coronel Autregésilo Lima, são escolhidos entre os policiais que não possuem vícios nem tenham cometido indisciplina durante a vida profissional. “O Proerd já é aplicado em 2.800 escolas, em 110 municípios cearenses, tendo formado cerca de 400 mil alunos”, informou o coronel. As aulas são ministradas semanalmente, por policiais, e possuem caráter lúdico, reforçando as atitudes positivas.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, disse que a solenidade é um reconhecimento ao trabalho feito, muitas vezes de forma anônima, por professores e monitores do programa. Segundo ele, todos os profissionais da segurança pública reconhecem a importância desse projeto, que afasta os jovens das drogas.

Já a secretária especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, parabenizou o comprometimento de todos os policiais que fazem o Proerd no Estado. “Essa sessão solene vai tornar pública a existência do programa, que é conhecido apenas nas salas de aula”, comentou.

O comandante da Polícia Militar do Ceará (PM/CE), coronel Giovani Pinheiro, avaliou que o programa, nesses 15 anos, tem evitado que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas. “É uma empreitada de sucesso no cenário da segurança pública”, elogiou.

Durante a solenidade, receberam placas comemorativas o coronel Austregésilo Lima; a secretária Mirian Sobreira; o secretário Delci Teixeira; o comandante da PM, coronel Giovani Pinheiro; o chefe de gabinete da vice-governadoria do Estado, Fernando Oliveira, representando a vice-governadora Izolda Cela; o major Juarez Gomes, que representou a controladora geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública, Socorro França, e o comandante do Policiamento Comunitário, coronel Fernando Albano. Também foi realizada uma apresentação de dança por jovens da tribo dos tapebas, localizada em Caucaia.

Também compareceram à solenidade o chefe da Casa Militar, coronel Túlio de Castro, e a vice-procuradora geral de Justiça, Eliani Alves Nobre.

JS/GS

Transcrita do site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará