SPD reforça treinamento de profissionais que atuarão com programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas

17 de agosto de 2015 - 16:17

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), com o apoio dos ministérios da Saúde e da Justiça, iniciou nesta segunda-feira (17) a segunda fase da formação de multiplicadores do ‘Jogo Elos’, inserido no programa de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

O módulo de aprendizagem acontece no Hotel Acrópole, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na terça-feira (18) e quarta-feira (19), ocorrerão as formações para educadores. Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús e Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Aracati e Caucaia são os municípios beneficiados.

O programa ‘Jogo Elos’ será desenvolvido em escolas públicas do ensino fundamental do Estado, beneficiando crianças de 6 a 9 anos de idade. A ação visa disseminar, entre os estudantes, noções de socialização e de respeito a si e aos semelhantes.

Educadores e multiplicadores estão sendo capacitados para efetivar o programa. O jogo se baseia nas seguintes regras: se expressar de forma adequada, respeitar o outro, obedecer o acordo quanto aos seus lugares e seguir as normas.

Desde o início da capacitação pela SPD, na segunda quinzena de julho passado, já chega a 100 o número de profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social habilitados para desenvolver os programas ‘Fortalecendo Famílias’ e ‘Jogo Elos’.

Até o final deste mês, mais 80 profissionais serão capacitados para o programa ‘Tamojunto’. Eles são provenientes dos 10 municípios cearenses acima citados, escolhidos para funcionar como projetos piloto das ações de prevenção. A formação está agendada para o Hotel Acrópole, nos dias 24 e 25 deste mês.

A titular da SPD, Mirian Sobreira, ressalta a importância da capacitação para alavancar as ações de prevenção desenvolvidas pela pasta em todo o Estado. Segundo ela, a Secretaria iniciará, em breve, as capacitações para os programas ‘Juventude em Ação’ e ‘Fortalecendo Minha Comunidade’, criados no Ceará por iniciativa da SPD.

Os cinco projetos desenvolvidos pela SPD estão inseridos no Eixo da Prevenção, devendo ser colocados em prática nas escolas cearenses ainda neste semestre.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com