Política sobre drogas no Ceará é debatida por ouvidores da Sesa

27 de agosto de 2015 - 14:04

Gestoras da SPD participam de mesa redonda

Ouvidores das unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estiveram reunidos na quarta oficina do III Ciclo de Qualificação da Rede de Ouvidorias da Sesa, que aconteceu na sede da pasta, na Praia de Iracema, em Fortaleza. Durante o evento de qualificação, os ouvidores conheceram e debateram a política sobre drogas no Ceará.

As ações desenvolvidas pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) foram apresentadas por Alessandra Pimentel, coordenadora de Políticas sobre Drogas, e Ondina Canuto, coordenadora de Interlocução Interinstitucional da pasta. Elas participaram de mesa redonda sobre o tema, com a presença, também, de Karine Manzo, coordenadora do Núcleo de Acolhimento e Orientação Institucional da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) da Prefeitura de Fortaleza.

As gestoras da SPD avaliaram o evento como de fundamental importância para disseminação da política sobre drogas, levando em conta que os ouvidores atuam na escuta de manifestações diversas de usuários dos serviços da Rede de Saúde, incluindo as unidades que prestam atendimentos aos usuários de drogas

Aprimoramento

Iniciado em março deste ano, o III Ciclo de Qualificação da Rede de Ouvidorias da Sesa está aprimorando o processo de trabalho das ouvidorias para o alinhamento técnico, político e normativo da Rede, que dispõe de 55 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde, nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos.

Compete às ouvidorias, dentre outras funções, acolher as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços do SUS, encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar as apurações e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas. As ouvidorias devem, ainda, fornecer orientações sobre saúde, funcionamento do SUS, bem como os direitos e deveres dos cidadãos, além de implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com