Mais de 200 profissionais concluem formação para programas de prevenção ao uso de drogas

31 de agosto de 2015 - 14:12

A Secretaria Especial de Politicas sobre Drogas (SPD) concluiu, na última sexta-feira, 28, o primeiro ciclo da formação de profissionais para a implantação dos programas de prevenção ao uso do álcool e outras drogas ‘Fortalecendo Famílias’, ‘Jogo Elos’ e ‘#Tamojunto’, ministrados por formadores nacionais do Ministério da Saúde (MS).

O ciclo reuniu mais de 200 profissionais da educação, saúde e serviço social das cidades de Camocim, Sobral, Tianguá, Crateús, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha,
Aracati e Caucaia, além de convidados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc)  e da
coordenadoria de gestão da articulação das politicas sociais da Vice-Governadoria do Estado. Os programas serão desenvolvidos nas escolas públicas cearenses ao longo do segundo semestre letivo de 2015.

No programa Fortalecendo Famílias, os participantes receberam informações práticas e teóricas para iniciarem o ciclo de sete sessões em suas cidades, visando o favorecimento de um espaço reflexivo onde pais, responsáveis e filhos podem desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. Também foram abordadas iniciativas de desenvolvimento de habilidades sociais, promovendo a interação entre pais e filhos e possibilitando a redução da agressividade, isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas e a melhoria do rendimento escolar.

A capacitação ‘Jogo Elos’ se desenvolveu em dois módulos. Ao todo, a formação atingiu facilitadores e multiplicadores que trabalham com crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I nas escolas públicas de seus municípios. Eles aprenderam a jogar e trocaram conhecimentos para o desenvolvimento das habilidades sociais e para a criação de ambientes propícios para o aprendizado e a prevenção ao uso de drogas.

A última jornada, desenvolvida na semana de 24 a 28 deste mês, foi dedicada ao programa #Tamojunto, que mobiliza jovens da 7º série e 8º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino do Estado do Ceará. São 12 aulas de atividades interativas que despertam habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais (amigos e outros), adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. O #Tamojunto também oferece oficinas para pais e responsáveis, entrelaçando a vida familiar com as práticas de prevenção.

O encontro ocorreu no Hotel Acrópole, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e contou com participação de profissionais da educação e saúde, com o apoio de formadores nacionais do Ministério da Saúde. As ações, marcadas por dinamismo, interação e integração, foram coordenadas pelos técnicos Débora Estela Pereira e Natan Luz, com supervisão de Miriam Rivalta Barreto, coordenadora do Sistema integrado de Prevenção da SPD.

A implantação dos três programas de prevenção (Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias) tem o apoio dos ministérios da Saúde e Justiça, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e do governo do Estado do Ceará. Além desses programas, a SPD desenvolve os programas ‘Juventude em Ação’ e Fortalecendo minha Comunidade’, criados no Ceará por iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas da Família e da Comunidade e da própria secretaria, com previsão de implantação também no decorrer deste semestre.

Mais informações: lena Ximenes (assessora de imprensa) 999611.6716