SPD articula parceria com a ESP-CE

1 de setembro de 2015 - 14:26

Pautando as estratégias para o fortalecimento das Políticas sobre Drogas no âmbito do Estado do Ceará e o papel fundamental das instituições formadoras neste processo, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) está articulando uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado (ESP-CE).

A primeira reunião sobre o tema aconteceu no início deste semana, na sede da ESP-CE, com a participação de dirigentes da instituição e gestoras da SPD, tendo à frente a coordenadora de Interlocução interinstitucional da pasta, Ondina Canuto.

A ideia é que profissionais engajados na Residência Médica e Multiprofissional da ESP-CE possam colaborar com a Secretaria em três ações inicialmente delineadas. São elas: divulgação da Política sobre Drogas desenvolvida pelo Governo do Estado, através da SPD; construir um fluxo de atenção dos usuários de drogas, com acesso aos sistemas SUS e SUAS; e o estímulo à criação ou fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods).

Num primeiro momento, as ações serão desenvolvidas pelos residentes nos seguintes municípios cearenses. São eles: Fortaleza, Iguatu, Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Acopiara, Crateús, Horizonte, Brejo Santo, Aracati e Tauá.

Dentre as estratégias, está a realização das caravanas ‘Na Trilha da Cidadania’, com a utilização de atividades lúdicas voltadas para o repasse de orientações sobre prevenção, tratamento, reinserção social e profissional, com o objetivo de propiciar uma melhor qualidade de vida para indivíduos, famílias e comunidade.

Em articulação, a SPD prestará orientações aos residentes sobre a Política Nacional sobre Drogas e as diretrizes da pasta, além de disponibilizar as dependências do centro de Referência sobre Drogas (CRD) para a realização das práticas profissionais e, ainda, supervisão institucional.

Mais informações: Lena Ximenes (99611.6716)