SPD em parceria com o Unicef

11 de setembro de 2015 - 12:47

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) se une ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de reforçar as ações de prevenção ao uso de drogas junto a crianças e adolescentes no Ceará.

Na tarde da quinta-feira, 10, a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Ondina Canuto, esteve reunida com a coordenadora do Selo Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Francisca Maria Andrade (Tatí). Na ocasião, as gestores conversaram sobre a edição do Selo Unicef Município Aprovado 2013-2016, que está em fase de implementação em mais de mil municípios de 10 Estados do semiárido brasileiro.

O Selo Unicef mobiliza gestores, técnicos municipais, conselheiros, sociedade civil, adolescentes e famílias em torno de políticas públicas. A proposta é colaborar para que sejam oferecidos às crianças e adolescentes serviços de saúde, educação, assistência, arte, cultura, comunicação, esporte e meio ambiente.

A iniciativa do Unicef  representa um orientador das ações municipais em prol das crianças e adolescentes, incentivando sua participação em todo o processo. A atual edição se realiza entre os anos de 2013-2016. Ao final, será feito o reconhecimento público dos municípios que mais se destacaram na garantia dos direitos e na redução de desigualdades que afetam crianças e adolescentes.

Uma das ações obrigatórias para a conquista do Selo Unicef é que o município postulante possua seu Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compad) implantado e em funcionamento, como o desenvolvimento de ações de prevenção ao uso abusivo de drogas junto ao público infanto-juvenil.

Por ocasião do encontro, Ondina Canuto colocou a SPD à disposição do Unicef para apoiar os municípios na conquista do Selo. Concomitantemente, o Unicef irá divulgar as ações da SPD junto aos municípios de maneira a receberem assessoramento para a elaboração de projetos de lei e apoio na mobilização de poder público e organizações da sociedade civil para a implantação de seus conselhos municipais de políticas sobre drogas.

Outras iniciativas entre a SPD e o Unicef serão construídas e desenvolvidas, em parceria, com vistas a ampliar os fatores de proteção social a crianças e adolescentes no âmbito da prevenção ao uso de drogas.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com