SPD agiliza parceria com pesquisadores cearenses

14 de setembro de 2015 - 17:36

Pesquisadores de instituições de ensino superior mantiveram, nesta segunda-feira, 14, mais uma reunião com gestores da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Os especialistas estão acertando detalhes para a realização de estudos e pesquisas sobre drogas voltados para a produção de indicadores e o direcionamento das Políticas Estadual e Municipal sobre drogas.

O encontro aconteceu na sede da SPD, sob a coordenação da secretária Executiva, Aline Bezerra. Na oportunidade, foi abordada a qualificação das linhas de pesquisa, bem como propostas de financiamentos das amostragens a serem encaminhadas para a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).   

Ainda na reunião, os pesquisadores receberam informações de todas as atividades e atribuições da Secretaria, com maior ênfase no Observatório Cearense de Informações sobre Drogas (Ocid), cuja atuação é pautada na consolidação, análise, avaliação e disseminação de informações relacionadas às drogas no âmbito estadual por meio de uma infraestrutura para construção de portais informativos e bancos de dados. Além disso, disponibiliza espaços para estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de prevenção, de acolhimento e tratamento e de reinserção social.

O encontro contou com a presença de profissionais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fábio Matos, João Paulo do Nascimento, Aluísio Ferreira de Lima e César Barreira; além da representante da Senad, Regina Cavalcante, e da Fiocruz, Sharmênia Araújo. Pela SPD, também participaram a coordenadora de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel; o assessor jurídico, Plínio Leitão; e a gerente da Cédula de Gestão de Programas, Nara Albuquerque.

A secretária Executiva Aline Bezerra voltou a enfatizar a importância da realização de pesquisas voltadas a políticas sobre drogas para fins de balizamento de ações a serem desenvolvidas pela SPD.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com