SPD define Termo de Cooperação com a Senad

15 de setembro de 2015 - 14:07

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) vai atuar de forma mais incisiva no monitoramento e avaliação das Comunidades Terapêuticas (CTs) distribuídas pelos diversos municípios cearenses. O trabalho será reforçado com a chancela da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

O termo de cooperação técnica entre a SPD e a Senad está sendo formatado em um encontro entre gestores das duas pastas que foi iniciado nesta terça-feira, 15, na sede da SPD. O documento a ser construído estabelecerá as normas para fiscalização, monitoramento e avaliação das CTs, bem como propostas para qualificação das instituições.

Atualmente, 23 CTs são conveniadas com a SPD. Em todo o Ceará, existem cerca de 150 comunidades estabelecidas. O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), concentra a maior parte das ‘casas’, que oferecem, gratuitamente, acolhimento para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

A reunião na SPD é coordenada pela titular da pasta, Mirian Sobreira, e conta com a participação do diretor de Planejamento e Avaliação da Senad, Silvio Musolino; da coordenadora geral da Senad, Deborah Cruz; da interlocutora do Projeto Redes, Marcela Lucena; e da analista técnico-administrativa, Sarah Martin Moreira. Pela SPD, participam a secretária Executiva, Aline Bezerra; a coordenadora de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel; o assessor jurídico, Plínio Leitão; e a gerente da Célula de Avaliação e Monitoramento, Lidiane Rebouças.

Num primeiro momento, foi mostrado relatório com análise das informações sobre as comunidades terapêuticas. Também foram realizadas apresentações pelos gestores da Senad e da SPD, através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod), no sentido de definir diretrizes para o aperfeiçoamento dos convênios e ações das CTs. O encontro terá continuidade nesta quarta-feira, 16, ocasião em que serão discutidas as propostas de qualificação das comunidades.

A secretária Mirian Sobreira destaca a parceria da SPD com a Senad no desenvolvimento das políticas sobre drogas no Ceará, em especial no tocante à qualificação dos serviços prestados pelas CTs. A titular da SPD considera que o encontro com os gestores da Senad permitirá um maior alinhamento das atividades desenvolvidas pelas duas pastas em nível estadual.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com