Mirian Sobreira destaca conhecimentos adquiridos e parcerias firmadas no Congresso da Abead

24 de setembro de 2015 - 19:37

A obtenção de conhecimentos das evidências científicas mais atualizadas sobre álcool e outras drogas para o embasamento de ações no Ceará, além da oportunidade de firmar e fortalecer parcerias, são os principais resultados da participação da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, no XXIII Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (CBABEAD). O evento foi iniciado na quarta-feira, 23, e prossegue até o próximo sábado, 26, na cidade paulista de Campos do Jordão.

A abertura do congresso constou de palestra sobre exposição congênita ao álcool e outras drogas, com demonstrações dos fatores de risco para o feto com posterior influência e fatores de risco nos adolescentes. Outros temas já abordados no evento foram “A prevenção de drogas: Por onde comecar?”, “A política do álcool: onde estamos e para onde vamos?”, “A política do Ministério da Saúde”, “Desafios: Case Álcool” e “Efeitos do álcool em recém-nascidos”.

Mirian Sobreira destaca o congresso da Abead como um momento ímpar para conhecer experiências dos Estados e municípios que, de diferentes formas, vêm construindo suas políticas sobre drogas. Além disso, a gestora está tendo a chance de divulgar o que o Ceará, através da SPD, vem desenvolvendo no tocante à prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas.

A titular da SPD também ressalta a interlocução com o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, e com o diretor de Articulação e Coordenação de Políticas sobre Drogas da Senad, Leon Garcia, numa forma de estreitar parcerias e construir novas ideias de fortalecimento da Raps e dos conselhos municipais de políticas sobre drogas.

Do diretor Leon Garcia, Mirian Sobreira obteve o compromisso de colaboração da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas na capacitação dos técnicos que fazem o atendimento no telefone 0800-2751475 da SPD, com vistas a fortalecer este canal de informação, escuta e orientação.

O congresso da Abead prossegue até o sábado, 26. A programação inclui conferências, workshops e mesas redondas sobre temas variados, sempre com o álcool como foco.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com