Unidade móvel da SPD percorrerá 16 cidades nos próximos dois meses

24 de setembro de 2015 - 17:31

Dezesseis municípios cearenses serão beneficiados com a presença de um das Unidades Móveis (UM’s) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) ao longo dos meses de outubro e novembro próximos. O veículo foi projetado para oferecer um espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido ao uso abusivo de drogas e/ou por ter um caso de família ou mesmo pessoa próxima que precise de cuidados especiais.

Receberão, em breve, a visita da unidade móvel da SPD as seguintes localidades: Paracuru, Graça, Santana do Acaraú, Mucambo, Itapiúna, Jaguaruana, Caucaia, Quixeramobim, Camocim, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crateús, Sobral, Aracati, Iguatu e Tianguá. A Sprinter conta com dois consultórios, com a presença de psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros para o atendimento ao público. Ao todo, a Secretaria dispõe de duas Sprinters, perfazendo quatro consultórios móveis.

A coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD, Magda Coelho, destaca que a visita da unidade móvel às localidades interioranas está prevista no plano de governo, que determina a interiorização das ações de políticas sobre drogas. Desde junho deste ano, 15 municípios já foram contemplados.

Durante a permanência da unidade móvel em cada município – sempre em local de grande concentração de público -, é realizada a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas. Além disso, profissionais especializados da SPD tiram dúvidas, prestam esclarecimentos, oferecem orientações e fazem os encaminhamentos necessários. No caso do usuário de drogas, a equipe da Secretaria realiza o direcionamento da pessoa para o local adequado ao tratamento em sua região.

Qualquer pessoa referenciada por uma instituição pode requisitar a presença de uma das unidades móveis da SPD, através de ofício endereçado à titular da pasta, Mirian Sobreira. É uma determinação da gestora que todos os municípios cearenses sejam atendidos. Segundo ela, normalmente, a demanda está associada a grandes eventos realizados na cidade, a exemplo de festa da padroeira, exposição, conferência etc.

Concomitantemente ao trabalho efetivado com a utilização das unidades móveis, a SPD, através do CRD, oferece acolhimento presencial em sua sede, na Rua Oto de Alencar, 193, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza; e disponibiliza o teleatendimento pelo 0800-2751475.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com