Parcerias reforçam atividades da SPD em todo o Estado

29 de setembro de 2015 - 18:18

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça as parcerias no âmbito na prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. A mais recente integração foi firmada com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) para iniciativas junto ao Programa de Ações Continuadas de Assistência aos Drogadictos do Sistema Penitenciário (Pacad).

Em reunião realizada nesta terça-feira, 29, na sede da SPD, com a participação de gestoras da pasta e membros do Pacad, ficou acertada a articulação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compod) com os Conselhos das Comunidades (CCs) distribuídos em localidades cearenses que contam com estabelecimentos penais.

Ainda no encontro, foi definida a participação do Pacad/Sejus no fórum de ONGs da SPD, bem como a presença da Secretaria em fóruns e seminários promovidos pela Sejus.

Uma das primeiras atividades previstas no âmbito da parceria é a presença de membros do Pacad na comitiva da SPD que percorrerá 16 municípios cearenses ao longo dos meses de outubro e novembro próximos para a efetivação de iniciativas de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, incluindo a presença da Unidade Móvel (UM) da Secretaria.

A reunião na SPD contou com a participação do coordenador do Pacad, Elton Gurgel, além as integrantes do programa, Fernanda Adeodato, Alcyone Nascimento e Lia Baquit. Pela SPD, estiveram presentes a coordenadora de Interlocução Interinstitucional, Ondina Canuto; e a coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), Magda Coelho.
 
O Pacad é um programa que realiza atividades com foco na dependência química de pessoas em cumprimento de penas privativas de liberdade ou alternativas penais, egressos do sistema prisional e seus familiares. Mantém equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e psiquiatras, que presta assistência e dá suporte às equipes multiprofissionais do sistema prisional.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com