Parceria da SPD com Instituto Promil reforça inserção social e profissional de dependentes químicos em tratamento

1 de outubro de 2015 - 13:43

A ideia é qualificar 80 usuários até o final de 2015

A criação de oportunidades de qualificação profissional se apresenta como uma importante estratégia para a reinserção social e profissional do usuário de drogas, contribuindo para a sua recuperação e melhoria da autoestima, além de evitar a ociosidade e reduzir novas possibilidades de uso.

Pautada na necessidade de estratégias para essa reinserção, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) firmou uma parceria com o Instituto Promil para a realização de atividades de qualificação profissional para pessoas que estão em tratamento devido ao uso prejudicial de drogas.

O acordo estabelece a oferta de cursos profissionalizantes, inicialmente, para 60 usuários de drogas atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial. Serão disponibilizadas cinco vagas gratuitas nos cursos de Eletricista, Segurança Eletrônica, Bombeiro Hidrossanitário, Informática Básica, Leitura e Interpretação de Planta Elétrica, Nr 10- Segurança em Instalações e Serviço em Eletricidade, Auxiliar Administrativo, Reciclagem da Nr 10-básico. As aulas serão ministradas no quartel do Corpo de Bombeiros do Ceará, localizado na Rua Oto de Alencar, 215, Jacarecanga, ao lado da sede da SPD.

A equipe da Secretaria divulgará as vagas disponíveis junto aos usuários nos Caps Ad de todas as Secretarias Executivas Regionais (SER) da Prefeitura de Fortaleza, grupos de mútua ajuda e no Centro de Referência sobre Drogas (CRD). Estas serão preenchidas de acordo com a ordem de encaminhamento.

Caberá ao Instituto Promil realizar os cursos e fornecer insumos, material didático e equipamentos para a efetivação das atividades previstas, enquanto a SPD fará o acompanhamento e supervisionará a frequência dos usuários nos cursos, além de acompanhar o beneficiado pós-finalização do curso a fim de articular sua reinserção social. A ideia é qualificar 80 usuários até o final de 2015.

O Promil é uma instituição sem fins lucrativos e tem como objetivo promover cursos profissionalizantes para jovens e adultos dos segmentos mais vulneráveis da população. O Programa do Movimento de Integração Milenar teve início no ano de 2001 por iniciativa do professor Antônio Carlos Banho Scipião.

A partir de fevereiro de 2002, os cursos passaram a acontecer nas instalações cedidas pelo Corpo de Bombeiros. A seriedade e os resultados do trabalho foram agregando colaboradores voluntários e instituições parceiras que possibilitaram que, ao longo de sua existência, gerasse oportunidade de profissionalização para mais de 50 mil pessoas, numa verdadeira porta aberta para a dignidade.

A reunião que definiu a parceria entre a SPD e o Instituto Promil aconteceu na quarta-feira, 30, na sede da Secretaria, com a participação da coordenação da entidade, membros das Regionais e as coordenadoras de Políticas sobre Drogas e do CRD da pasta, Alessandra Pimentel e Magda Coelho, respectivamente, além da gestora Andréa Autran.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca a importância de mais uma parceria firmada pela pasta no sentido de reforçar a inserção socia e profissional de dependentes químicos. “É mais uma porta que se abre para eles no retorno ao convívio social”, enfatiza.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com