Parceria com a ESP fortalece ações da SPD no interior do Estado

6 de outubro de 2015 - 13:30

Principal ação conjunta será participação de residentes/preceptores de campo em caravanas itinerantes da SPD

O desenvolvimento das diversas políticas públicas pelo governo do Estado envolve uma forte articulação intersetorial, em especial no tocante à prevenção ao uso de drogas e à saúde mental. Com essa visão, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) firmou parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), através da Residência Integrada em Saúde (RIS).

O acordo visa potencializar ações de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social e profissional para pessoas, famílias e comunidades envolvidas com drogas. Inicialmente, serão beneficiados seis municípios cearenses que contam com residentes em saúde mental, coletiva e da  família coordenados pela ESP. São eles: Quixadá, Horizonte, Acopiara, Independência, Brejo Santo e Reriutaba.

Com vigência inicial até dezembro de 2015, a parceria propiciará vivências para a qualificação dos profissionais de saúde – residentes e preceptores da RIS – no âmbito das Políticas sobre Drogas no Estado do Ceará. Em contrapartida, a SPD obterá a sistematização do fluxograma da rede de atenção municipal sobre drogas, bem como reforçará o fomento à instituição de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compod).

A reunião de formação e sensibilização dos profissionais de saúde aconteceu durante toda esta segunda-feira, 5, na sede da SPD, com a presença de 48 residentes e preceptores da RIS. As discussões foram comandadas por Ondina Canuto e Amanda Frota, respectivamente, coordenadora de Interlocução Interinstitucional da Secretaria e coordenadora da Residência Multiprofissional da ESP.

Dentre as atividades da programação, constaram exposição dialogada sobre as Políticas sobre Drogas dentro do panorama nacional e estadual, apresentação do Centro de Referência sobre Drogas (CRD) da SPD e exposição dialogada sobre Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas.

A principal ação conjunta viabilizada pela parceria será a participação dos residentes e preceptores de campo nas caravanas itinerantes promovidas pela SPD que percorrerão diversos municípios   cearenses nos meses de novembro e dezembro próximos,  contando  com  a presença da unidade  móvel e profissionais  do  CRD, disseminando a Política Estadual sobre Drogas e apoiando a criação dos Compod.

Na avaliação de Amanda Frota, a parceria favorece a qualificação dos profissionais sobre monitoramento da ESP na medida em que adquirem conhecimento sobre a Política sobre Drogas desenvolvida no Ceará. Em paralelo, funcionarão como multiplicadores das ações da SPD. Ainara Tavares Pedroza é enfermeira e residente em saúde mental no município de Horizonte. Ela se mostra entusiasmada com a parceria por proporcionar-lhe mais uma oportunidade de conhecimento para a vida profissional.

A coordenadora da Cointer, Ondina Canuto, disse que os residentes e preceptores saíram do encontro com o compromisso de mobilizar as redes de atenção de seus municípios e organizações comunitárias, assim como gestores municipais e representantes do Legislativo, para incentivar a constituição de seus conselhos como dispositivo de construção das políticas municipais sobre drogas.

Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira vê na integração com a ESP uma oportunidade de fomentar as atividades da Secretaria, com a implementação de ações articuladas nos municípios e territórios vulneráveis, ampliando o acesso de usuários de álcool e outras drogas às diversas políticas públicas, em especial à Política sobre Drogas.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com