SPD busca atuar em conjunto com entidades comunitárias

8 de outubro de 2015 - 17:48

Visitas a áreas de vulnerabilidade social na capital e interior do Estado viabilizam a construção de parcerias

Com a finalidade de promover programas e projetos relacionados ao uso de drogas, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) tem disseminado ações pela capital e macrorregiões do Ceará. Para tanto, técnicos da pasta vêm realizando visitas a comunidades com o objetivo de identificar o grau de vulnerabilidade social e as potencialidades de cada uma delas para reverter a incidência elevada de uso de drogas lícitas e ilícitas.

Uma das mais recentes visitas foi realizada no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, onde fica situada a área denominada de Oitão Preto. Acompanhadas pelo líder comunitário André Nascimento, a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Ondina Canuto; e a assessora técnica Swami Marinho percorreram espaços do bairro, que sofre com o número elevado de usuários de drogas.

Um fato que chama atenção no Oitão Preto é que a maioria dos dependentes químicos que circula pela área não reside nas proximidades, mas busca o local para o consumo de entorpecentes. Por outro lado, o bairro Moura Brasil conta com entidades religiosas, ONGs e instituições públicas que, há anos, contribuem para a redução de danos a partir da efetivação de atividades socioeducativas.

Ainda durante a visita, as técnicas da SPD mantiveram contato com lideranças locais e realizaram articulações no sentido de construir pontes no âmbito da prevenção ao uso abusivo de drogas, com a consequente redução do quadro de violência e transtornos advindos da dependência química. A ideia é que a Secretaria possa levar àquela comunidade serviços de acolhimento, tratamento, reinserção social e profissional, com a coparticipação direta da sociedade na construção de soluções.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com