Uma semana dedicada ao programa Fortalecendo Famílias

8 de outubro de 2015 - 17:37

Ação preventiva é voltada para adolescentes do ensino fundamental II no Ceará

O período compreendido entre 30 de setembro e 2 deste mês foi de intensas atividades para a equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP), desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas  sobre Drogas (SPD). O foco foi o programa Fortalecendo Famílias, voltado para o reforço dos vínculos familiares de adolescentes do ensino fundamental II das escolas públicas de dez cidades do Ceará.

A jornada começou com reunião da equipe com a formadora nacional do programa, Marina Petralho. Na oportunidade, a técnica realizou uma apreciação do desenvolvimento do programa no Ceará, salientando a organização e o apoio da SPD no desenvolvimento das atividades, bem como  o número significativo de pessoas beneficiadas e a riqueza da criatividade, capricho  e cultura cearenses.

No dia seguinte, 1º de outubro, os trabalhos tiveram continuidade com a realização de workshop que detalhou a dinâmica de implantação, os materiais de apoio e as atividades de cada uma das sessões de pais e filhos  que compõem o programa Fortalecendo Famílias.

No mesmo dia, a equipe da SPD esteve no Centro de Treinamento Acrópole, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde recebeu 19 multiplicadores para nova etapa de formação. O encontro contou com a participação de representantes das cidades de Aracati, Barbalha, Camocim, Caucaia, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral e Tianguá.

workshop3Na primeira parte da formação, os gestores de projetos Jésus e Natália, com a participação da formadora Luana Carla Bandeira, desenvolveram uma roda de terapia comunitária sistêmica integrativa. A atividade constitui-se num momento de atenção aos multiplicadores chamado ‘A arte de cuidar de si para cuidar do outro’. Em círculo, na praça do Centro de Treinamento, o grupo festejou datas importantes, cantou, trocou experiências e afetos e refletiu sobre o tema do cotidiano, abordando autocriticas e cobranças no dia a dia.

No dia 2, a reunião foi conduzida pela formadora nacional Marina Pedralho, que fez um balanço sobre o estágio de implantação do ‘Fortalecendo Famílias’ em cada município. Na oportunidade, ela recebeu sugestões e tirou dúvidas sobre o material utilizado no programa, bem como sobre o preenchimento do questionário on-line da plataforma do Ministério da Saúde, o FORMSUS.

Em complemento à formação, a coordenadora do SIP, Miriam Barreto, atualizou as equipes municipais sobre as atividades de prevenção da SPD, destacando o lançamento do plano de divulgação do SIP, que disponibilizará canais eficientes de comunicação entre os envolvidos e ampliará as relações intersetoriais.

Na avaliação da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, a semana dedicada ao programa Fortalecendo Famílias aproximou ainda mais as equipes do Ministério da Saúde, da SPD e dos municípios. Em paralelo, viabilizou a apresentação dos gestores de projetos da SPD aos integrantes do programa e evidenciou os resultados positivos dos trabalhos desenvolvidos do Ceará no tocante à implantação do ‘Fortalecendo Famílias’.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 / 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com