SPD faz parceria com CRRs

16 de outubro de 2015 - 12:08

Ideia é fortalecer a formação de profissionais que atuam com a problemática de drogas

A partir de agora, os cursos a serem ofertados pelos Centros Regionais de Referência sobre Drogas (CRRs) estarão articulados às diretrizes da Política Estadual sobre Drogas, graças a parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

O acordo foi firmado durante encontro de gestores da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) com representantes da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e dos CRRs. No Estado, são quatro Centros. Dois funcionam na Universidade Estadual do Ceará (Uece), um na Universidade Federal do Ceará (UFC) e outro na Escola de Saúde Pública (Esp).

Os CRRs realizam a articulação das redes de atenção a usuários de crack e outras drogas, tendo como principal objetivo a promoção e capacitação dos profissionais que convivem com a problemática. Os Centros promovem a formação com foco na necessidade de uma abordagem compreensiva e integrada do fenômeno das drogas quanto os seus vários aspectos biopsicossociais.

Os cursos são destinados a profissionais da Rede SUS, SUAS e de apoio (Justiça e Segurança).

Na avaliação da titular da SPD, Mirian Sobreira, é oportuna a oferta de cursos articulados de forma a fortalecer a Política Estadual sobre Drogas, atendendo as necessidades temáticas na formação de profissionais para reverter o uso de drogas, lacuna significativa no interior do Estado.

Ainda na reunião, realizada na sede da SPD, foi acertada a criação de um banco de dados com os profissionais já capacitados, bem como a efetivação de um contato mais próximo e regular dos municípios cearenses com os CRRs numa forma de aprimorar o atendimento aos dependentes químicos.

O encontro viabilizou, ainda, uma maior integração entre a SPD, Senad e CRRs, além de contribuir para o fortalecimento da Política Estadual sobre Drogas.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com