Costurando uma nova vida

21 de outubro de 2015 - 16:25

Parceria da SPD com STDS viabiliza reinserção social e profissional para dependentes químicos em Sobral

Nossa vida é um costurar constante. É um indo e vindo para alinhavar situações, medir proporções com olhar absoluto, muitas vezes. É pespontar atitudes para ter resultados seguros. É usar de retalhos de coisas passadas, mas que muito ainda servem para unir velhos desejos a possíveis realizações. É reforçar algumas opiniões, forrando com determinação, garra e coragem“.

As palavras da pensadora brasileira Marília Ferreira parecem realçar o momento vivido por 40 internos e internas da Comunidade terapêutica (CT) Casa Belém, em Sobral, na Zona Norte do Ceará. Eles concluíram, com êxito, um curso profissionalizante de corte e costura. A entrega dos certificados aconteceu nesta terça-feira, 20, na sede da instituição. Com o documento em mão, os internos sonham com uma nova vida ao deixarem a CT, permanecendo longe das drogas e ‘costurando’, além de peças diversas de roupas, uma nova trajetória no seu dia a dia.

O curso foi uma iniciativa efetivada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) no âmbito do programa ‘Criando Oportunidades’. A ação é voltada para o fortalecimento da reinserção social e profissional de dependentes químicos no Estado do Ceará, através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos.

Quarenta internos da CT sobralense receberam o certificado do curso de corte e costura. Além do documento, alguns dos concludentes foram sorteados com máquinas de costura para darem os primeiros passos na nova profissão quando deixarem a comunidade terapêutica.

A solenidade de entrega contou com a presença da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel, e da gerente da Célula de Monitoramento e Avaliação, Lidiane Rebouças. A STDS foi representada pela coordenadora do projeto Criando Oportunidades, Edianny Lima; enquanto a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Daniela Costa, representou a Prefeitura Municipal.  

Ao discursar na ocasião, Alessandra Pimentel ressaltou: “Fazer com que as pessoas acolhidas nas comunidades terapêuticas construam uma nova história e se tornem realizadas, com um futuro diferente do que já vivenciaram no passado, justifica o esforço conjunto empreendido”. A coordenadora destacou, ainda, que a meta da SPD para 2016 é levar cursos profissionalizantes para comunidades terapêuticas de todas as regiões administrativas do Estado.

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes foi iniciada em agosto passado, com a oferta de 245 vagas no âmbito dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista, que disponibilizaram cursos profissionalizantes em comunidades terapêuticas conveniadas com a SPD, com prioridade para ofícios hoje com maior demanda por especialistas. Com a solenidade desta terça-feira, 120 pessoas já receberam certificado até o momento.

A efetivação dos cursos é acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. A Secretaria também articula com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) a inserção dos participantes dos cursos no cadastro de empregos e geração de renda.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com