Governador empossa integrantes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e lança aplicativo “PossoAjudar”

23 de outubro de 2015 - 18:36

Em solenidade programada para a próxima segunda-feira (26), às 11 horas, no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana dará posse aos integrantes do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod) para a gestão 2015/2017. O colegiado foi instituído pela Lei Complementar Nº 151, de 27 de julho de 2015, e contará com a participação de secretarias estaduais, organizações não governamentais, entidades religiosas e estudantis do Estado do Ceará.

O Cipod é um órgão de caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva, cabendo-lhe propor iniciativas no campo da Política Estadual sobre Drogas, exercendo orientação normativa sobre as atividades de prevenção, acolhimento e reinserção social e profissional de dependentes químicos; bem como desenvolvendo outras funções compatíveis com seus objetivos.

Os membros do Cipod não farão jus a nenhuma remuneração, sendo seus serviços considerados de relevante interesse público. O colegiado será presidido pela titular da Secretaria Especial de Políticas sobre drogas (SPD), Mirian Sobreira. Ao todo, o Conselho contará com 26 integrantes efetivos e o mesmo número de suplentes.

A titular da SPD, Mirian Sobreira, enfatiza a importância do Conselho para a efetivação das Políticas sobre Drogas no Ceará e ressalta o seu caráter democrático ao contar com a participação de membros de órgãos e entidades governamentais e civis do Estado.

Dentre as atribuições do Cipod está o acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Fepad), que tem o objetivo de facilitar a captação, repasse e aplicação de recursos destinados à execução das atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sised).

Aplicativo PossoAjudar

Ainda durante a solenidade no Palácio da Abolição, o governador promoverá o lançamento do aplicativo “PossoAjudar”, disponível para Android e IOS. A ferramenta foi desenvolvida pela SPD com o objetivo de oferecer, com maior rapidez, facilidade e eficácia, informações sobre os serviços disponibilizados pela pasta, bem como sobre a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

O aplicativo contém endereços e telefones atualizados da Rede de Atenção Psicossocial em todo o Estado do Ceará, que inclui Caps, Cras, Creas, Caps AD, Centro POP, comunidades terapêuticas, hospital, unidade de Acolhimento adulto, pousada social/albergue, grupo de mútua ajuda e centro de convivência.

Conheça o aplicativo:

https://play.google.com/store/apps/details?id=spd.ce

Serviço:

Posse do Cipod e lançamento do “Posso ajudar”

Data: 26/10 (segunda-feira)
Horário: 11 horas
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400, Meireles)