SPD fortalece Rede de Cuidados sobre Drogas e apresenta aplicativo ‘PossoAjudar’

28 de outubro de 2015 - 19:50

Secretaria estreita parceria com municípios cearenses

Diálogo, formatação de parcerias, informação, encaminhamentos de ações voltadas para a prevenção ao uso abusivo de drogas, bem como para o acolhimento dos usuários e seus familiares, marcaram o evento ‘Articulando redes de proteção e acolhimento no âmbito das drogas’. O encontro foi promovido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) numa forma de reforçar a parceria com os municípios cearenses para a melhor execução das políticas públicas sobre drogas no Ceará.

O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 28, no Auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza, com a participação de quase 100 técnicos da Rede de Saúde Mental e da Assistência Social de 63 municípios cearenses.

Na abertura do encontro, a titular da SPD, Mirian Sobreira, recepcionou os participantes e enfatizou a dimensão atual do consumo de drogas no Ceará, que exige uma intensa articulação dos agentes públicos envolvidos com a temática. A secretária pediu o apoio dos agentes municipais para reverter o quadro preocupante do consumo de drogas, priorizando a prevenção, em especial junto a crianças e jovens.

Mirian Sobreira abordou, ainda, a importância do aplicativo para telefone celular ‘PossoAjudar’, ferramenta criada pela SPD para proporcionar o acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados no Ceará para a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas, como foco nos dependentes químicos e seus familiares.

O evento teve prosseguimento com palestras das coordenadoras de Políticas sobre Drogas e de Interlocução Interinstitucional da SPD, Alessandra Pimentel e Ondina Canuto, respectivamente. A primeira realizou uma apresentação da SPD, destacando as atividades exitosas que a pasta vem desenvolvendo deste a sua criação, em especial no tocante à reinserção social e ocupacional de internos em comunidades terapêuticas conveniadas, através da oferta de cursos profissionalizantes.

Em sua fala, Ondina Canuto abordou a importância da estruturação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas de maneira a fomentar o debate sobre o tema e iniciativas de prevenção, acolhimento, reinserção social e profissional de usuários de drogas. A palestra teve a participação especial de Tati Andrade,
gestora de programas do Unicef para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí. Ela lembrou que a criação e funcionamento de um conselho municipal sobre drogas é um dos requisitos para pleitear a conquista do Selo Unicef Município Aprovado, que ressalta os avanços nas áreas de infância a adolescência.

Ainda no encontro, a representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado (STDS), Célia Souza Lima, abordou o tema ‘O papel da rede SUAS no atendimento ao usuário de álcool e outras drogas’. A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Jeane Barbosa Torres, falou sobre o papel da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no atendimento ao usuário de álcool e outras drogas.

encontro2Em discurso aos participantes do evento, o secretário Adjunto Especial de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa, ressaltou a importância da efetivação das políticas públicas sobre drogas de forma coordenada e cooperativa. Ele aproveitou para agradecer aos representantes dos municípios pela adesão ao encontro promovido pela SPD.

PossoAjudar

O evento foi concluído com a apresentação do aplicativo ‘PossoAjudar’, realizada pelo analista de Tecnologia da Informação, Eduardo Valente, membro da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da SPD. Os participantes do encontro foram orientados sobre como utilizar a ferramenta, acessível por meio de telefone celular. Além disso, foram estimulados a contribuir para a divulgação do aplicativo junto ao público em geral, sobretudo pessoas que enfrentam a problemática das drogas.

O aplicativo contém endereços e telefones atualizados da Rede de Atenção Psicossocial em todo o Ceará, que inclui Caps, Cras, Creas, Caps AD, Centro POP, comunidades terapêuticas, hospital, unidade de acolhimento adulto, pousada social/albergue, grupo de mútua ajuda e centro de convivência.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com