SPD e ministérios da Saúde e Justiça avaliam 2015 e planejam ampliação dos programas de prevenção em 2016

3 de novembro de 2015 - 16:50

Na reta final do desenvolvimento da primeira etapa dos programas federais de prevenção Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias no Ceará, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) manteve encontro com os ministérios da Justiça e da Saúde. Na pauta, a ampliação das atividades para 2016.

Na reunião, a coordenadora do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD,  Miriam Barreto, fez uma apresentação dos resultados dos programas no Ceará para as supervisoras Andréa Leite, do Ministério da Justiça; e Sâmia Abreu, do Ministério da Saúde, e para formadoras federais, recebendo elogios pela motivação e compromisso dos cearenses na jornada pela prevenção.

Posteriormente, a titular da SPD, Mirian Sobreira, se reuniu com a coordenadora do SIP e com as supervisoras dos ministérios para o planejamento de ações de prevenção no Ceará em 2016.

O Ceará é o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas simultaneamente em 10 cidades: Aracati, Barbalha, Caucaia, Camocim, Crateús, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixeramobim, Sobral e Tianguá. O trabalho mobiliza profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, o que evidencia o caráter intersetorial da prevenção no Estado.

A coordenadora do SIP destaca a satisfação dos profissionais, estudantes e famílias com a implantação dos programas de prevenção nos 10 municípios. Miriam Barreto diz que os gestores de projetos do SIP voltam dos monitoramentos presenciais nas cidades colecionando histórias de melhoria nas relações entre pais e filhos e no rendimento escolar.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com