SPD inicia Caravana na Trilha da Cidadania

7 de novembro de 2015 - 01:07

Aracati é primeiro ponto de parada da ação, que levará informação e serviços para a população de mais nove municípios cearenses e cidades vizinhas

A Caravana na Trilha da Cidadania colocou o ‘pé na estrada’ nesta sexta-feira, 6. A primeira parada foi na cidade de Aracati, no litoral Leste cearense. A ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) foi realizada na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com a presença de representantes da comunidade aracatiense e dos municípios vizinhos de Beberibe, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Quixeré, Russas e Icapuí.

Através da Caravana, a SPD levou às comunidades do litoral Leste informação, orientação e serviços desenvolvidos pelo governo do Estado no contexto das políticas sobre drogas, com destaque para as atividades da Secretaria no âmbito da prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de pessoas envolvidas com a problemática do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Na mesma ocasião, a SPD realizou encontros com profissionais de educação, saúde e assistência social dos municípios do litoral Leste. As reuniões foram voltadas para o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad), considerados instrumentos essenciais para a efetivação de ações voltadas para arrefecer o uso de drogas. Além disso, foi apresentado o aplicativo ‘PossoAjudar’ ao público que prestigiou a Caravana. A ferramenta recém-criada pela SPD proporciona, via telefone celular, o acesso fácil e rápido aos serviços disponibilizados pela pasta, em especial a Rede de Atenção Psicossocial.

Um dos destaques da programação em Aracati foi a apresentação do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD, que desenvolve ações de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. O SIP engloba programas voltados à promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias nas áreas urbanas e rurais do Ceará.

DSCN8827Na oportunidade, a coordenadora do SIP, Miriam Barreto, fez um breve relato sobre o sistema, que vem sendo desenvolvido, inicialmente, em 10 municípios cearenses. As localidades implantaram, simultaneamente, os projetos Jogo Elos – Construindo Coletivos, #Tamojunto, Fortalecendo Minha Comunidade, Fortalecendo Famílias e Juventude em Ação. Esses projetos tem se refletido em aspectos positivos, como assiduidade, desempenho escolar, interação, disciplina, auto estima.

Numa forma de destacar as atividades da SPD e o SIP, Miriam Barreto fez um ‘jogo de palavras’, tratando as drogas como um bicho perigoso, mas plenamente vencível. “Se correr, o bicho pega. Se ficar, o bicho come. Mas, se juntar, o bicho corre!”, enfatizou.

Também discursaram durante a Caravana as coordenadoras de Interlocução intersinstitucional e de Políticas sobre Drogas da SPD, respectivamente, Ondina Canuto e Alessandra Pimentel. A primeira abordou a importância da criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas como requisito para conquista do selo Unicef e consolidação da políticas sobre drogas no interior. A segunda mencionou a necessidade da abordagem constante da temática ‘drogas’ na sociedade, levando em conta os quadros de violência e os transtornos consequentes da dependência química.

Presente ao evento, o prefeito de Aracati, Francisco Ivan Silvério da Costa, ressaltou a parceria da Prefeitura com a SPD. Ele lembrou que as drogas representam um mal que assola toda a sociedade e defendeu um trabalho conjunto para reverter o avanço dos entorpecentes, em especial junto às crianças e jovens.

“Todos nós, juntos, podemos fazer muito mais”, disse o prefeito Ivan Silvério, lembrando a importância de se acolher os usuários de drogas e suas famílias e não isolá-los da sociedade. O deputado federal José Airton (PT-CE) foi outra autoridade a discursar. Ele enalteceu a iniciativa da SPD de descentralizar as ações sobre drogas no Estado, não limitando os projetos à capital, Fortaleza, mas estendendo-os a todos os cantos do Ceará.

União e discussão do tema

Titular da SPD e comandante da Caravana na Trilha da Cidadania, Mirian Sobreira enfatizou a importância da união da sociedade em torno da problemática das drogas e da ampla discussão do tema. “O Governo Camilo Santana está fazendo a sua parte e conta com o engajamento de todos para reverter o uso e abuso do consumo de drogas, que podemos chamar de ‘o mal do século’. A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas foi criada este ano pelo governador e pretendemos levar as ações da pasta para todos os municípios do Estado do Ceará ”, disse a secretária Mirian Sobreira. Ao lado do prefeito Ivan Silvério e do deputado federal José Airton, ela percorreu as dependências do IFCE, apresentando as ações da Caravana, principalmente os programas inseridos no SIP.

DSCN8840A programação da Caravana em Aracati envolveu, ainda, a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal, a Associação Luzia Lopes Gadelha e a SPD para a execução do projeto Fortalecendo Minha Comunidade, que envolve ações voltadas para reduzir os fatores de risco e fortalecer fatores de proteção relacionados ao uso de drogas. Outro termo de cooperação técnica, nos mesmos termos, também foi assinado entre a Secretaria e a Prefeitura de Beberibe.

O ‘toque’ cultural da programação desenvolvida pela SPD no IFCE ficou por conta de apresentações da Banda Municipal Jacques Klein, de grupo infanto-juvenil de fanfarra e coral infantil.

Dentre as autoridades presentes, estiveram, além do prefeito de Aracati e do deputado federal José Airton, a prefeita de Beberibe, Michele Cariello de Sá Queiroz Rocha; o vice-prefeito de Palhano, João Batista de Santiago; e o ex-secretário de Estado e ex-prefeito de Iguatu, Marcelo Sobreira, além de secretários municipais, vereadores e lideranças políticas e comunitárias das diversas cidades que compõem o litoral Leste cearense.

Após a passagem por Aracati, a Caravana na Trilha da Cidadania da SPD percorrerá mais oito municípios cearenses até o final deste mês. São eles: Caucaia, Barbalha, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Sobral, Camocim e Tianguá.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com