Caravana na Trilha da Cidadania leva informação e serviços a Barbalha e municípios vizinhos

17 de novembro de 2015 - 17:27

Iniciativa da SPD chega à região do Cariri

Mais de 200 pessoas participaram da Caravana na Trilha da Cidadania promovida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), na manhã desta terça-feira, 17, em Barbalha, na região do Cariri. O auditório do Centro Administrativo José de Sá Barreto ficou lotado de crianças, jovens e autoridades do município e de cidades vizinhas.

Na ocasião, a população de Barbalha e de municípios circunvizinhos teve a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas pela SPD, sobretudo no tocante à prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, que tem como base o Sistema Integrado de Prevenção (SIP), que envolve programas direcionados à promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades, atendendo pessoas de diferentes faixas etárias.

A programação em Barbalha incluiu, ainda, o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad) e a operação de uma das unidades móveis da SPD, além da divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’.

Presente ao evento, o prefeito de Barbalha, José Leite, agradeceu a presença da equipe da SPD no município e afirmou que será um aliado da Secretaria no que for preciso para trazer ao seu município diversos serviços de enfrentamento à problemática das drogas. Na oportunidade, Leite anunciou que pretende disponibilizar um terreno para a construção de um centro de referência sobre drogas em Barbalha.

Comandante da Caravana na Trilha da Cidadania, a secretária Mirian Sobreira reforçou a disponibilidade da SPD em atender a todos os municípios cearenses e ampliar, cada vez mais, o alcance das ações da pasta, contando sempre com o apoio das autoridades municipais.

barbalha2“Queremos os municípios como aliados nessa empreitada. O Estado está e acontece aqui nos municípios. Então, é aqui que devemos trabalhar, numa constante parceria com as prefeituras”, destacou Mirian Sobreira, que assinou termo de cooperação técnica entre a SPD e a Prefeitura Municipal de Barbalha.

Ainda durante a solenidade, houve a apresentação do Reisado Furreiras de Santa Luzia e de grupos de hip hop, formados por crianças e jovens de Barbalha.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com