Centro-Sul do Ceará destaca importância da Caravana na Trilha da Cidadania

20 de novembro de 2015 - 18:46

Ação foi realizada em Iguatu, reunindo autoridades, lideranças e a comunidade em geral

Iguatu viveu uma manhã diferente nesta sexta-feira, 20, com a chegada à cidade da Caravana na Trilha da Cidadania da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). O evento foi realizado na Escola Estadual de Educação Profissional Professor Lucas Emmanuel Lima Pinheiro, com a presença de mais de 500 pessoas dos segmentos da educação, saúde e assistência social do município e de cidades vizinhas.

Na ocasião, a secretária Mirian Sobreira, titular da SPD, apresentou todas as ações da pasta e enfatizou que, até o final de 2016, todos os programas de prevenção estarão em todas as escolas da Iguatu integrantes das redes estadual e municipal, além de alcançar as cidades vizinhas.

Mirian Sobreira falou, ainda, sobre ações no eixo de acolhimento, informando que o Estado vai abrir uma casa de acolhimento para 30 pessoas em Iguatu. O prédio já foi cedido à Secretaria e passará por reformas para início do atendimento o mais breve possível.

Na ocasião, a secretária foi parabenizada pelo prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, pela parceria e disse que o município está fortalecendo a rede de atenção aos usuários de drogas para acolher os que buscam ajuda por conta do uso problemático de álcool e outras drogas.

O público presente à caravana da SPD recebeu informações sobre os serviços da Secretaria, sobretudo no eixo da prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. O foco principal foi o Sistema Integrado de Prevenção (SIP), que inclui programas direcionados à promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias. A programação envolveu, ainda, o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad) e a divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’, bem como a operação de uma das unidades móveis da SPD.

Em sua fala, o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, disse que as parcerias entre governo e prefeitura proporcionam grandes benefícios para o município. Por seu lado, a prefeita de Quixelô, Fátima Gomes, ressaltou a importância da discussão do tema ‘drogas’ por todos os municípios pequenos assim como Quixelô, que estão sendo invadidos pela droga.

A programação contou, ainda, com apresentação artística de um grupo de estudantes do 1º e 2º ano do Caic João Paulo. Eles mostraram os valores da vida.

A solenidade foi finalizada com a palavra do Padre Anastácio, que falou sobre alguns dos motivos que levam, principalmente os jovens, a enveredarem pelos caminhos das drogas. O religioso colocou a Igreja Católica de Iguatu à disposição para fortalecer o trabalho da SPD no âmbito da prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

Prestigiaram a solenidade, além do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcantara, da prefeita de Quixelô,  Fátima Gomes; e do vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor; o vereador Rubenildo Caldeira, presidente da Câmara Municipal de Iguatu, e os vereadores Mário Rodrigues, Joaquim Pezão, Antonio Baixinho, Marconi Filho e Cida Albuquerque, dentre outras autoridades.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com