Camocim recebe Caravana na Trilha da Cidadania com entusiasmo

27 de novembro de 2015 - 13:51

Ação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) desembarca no litoral Oeste do Ceará

“Nós vamos invadir as escolas do Ceará com os programas de prevenção desenvolvidos pela SPD”, disse a titular da pasta, Mirian Sobreira, estusiasmada com o sucesso de mais uma etapa da Caravana na Trilha da Cidadania. Desta vez, a ação desembarcou em Camocim, no litoral Oeste do Estado, levando informação e serviços da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas para a população da cidade e de outros quatro municípios vizinhos (Granja, Chaval, Barroquinha e Martinópole). O evento aconteceu na manhã da quinta-feira, 26, na Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa.

Perante um auditório lotado, a secretária Mirian Sobreira reiterou o foco da SPD na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas e lembrou que o usuário é uma vítima que precisa de tratamento e a posterior reinserção na sociedade. Ela destacou a importância do cuidado com a juventude. “Daí, a nossa parceria com os municípios, onde as coisas acontecem, e a nossa presença nas escolas, implantando os programas do Sistema Integrado de Prevenção (SIP)”, disse a secretária, que aproveitou para lembrar a efetivação do programa Fortalecendo Minha Comunidade, que busca a integração entre os serviços da Rede de Atenção à Saúde e os equipamentos comunitários para formar um complexo de suporte social solidário.

A titular da SPD anunciou, ainda, articulações para o funcionamento de uma Comunidade Terapêutica (CT) para jovens em Camocim, além do apoio para a construção de uma unidade de acolhimento para o público adulto na cidade. “Na verdade, queremos levar as ações da SPD para todo o Estado e estamos abertos a parcerias no âmbito das políticas sodre drogas”, afirmou Mirian Sobreira, convocando os prefeitos cearenses a sentarem à mesa com a SPD para discutir ações efetivas nos municípios para conter o avanço das drogas, em especial junto às crianças e jovens. “A SPD está pronta a colaborar em toda essa articulação”, completou Mirian Sobreira.

Presente ao evento, a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, discursou na ocasião, lembrando a importância dos projetos de prevenção às drogas. “É um trabalho fundamental e estamos juntos com a SPD”, enfatizou. Ela fez questão de agradecer a secretária Mirian Sobreira pelo carinho e compromisso que tem por Camocim. Além de Mônica Aguiar, também prestigiaram a passagem da Caravana pelo litoral Oeste cearense os prefeitos das cidades de Chaval e Martinópole, respectivamente, Pacheco Neto e James Bel.

camocim3Na oportunidade, todos os mandatários municipais assinaram termo que estabelece a cooperação entre a SPD e as respectivas prefeituras para a execução de ações que visem apoiar projetos e iniciativas a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer fatores de proteção relacionados ao uso de drogas.

Outras autoridades presentes ao evento foram o presidente da Câmara de Vereadores de Camocim, Emanoel Vieira; a representante da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Andreia Leite; e o presidente da União dos vereadores do Ceará (UVC), César Veras; além de secretários municipais, vereadores e membros da comunidade camocinense e de cidades vizinhas. Andreia Leite fez questão de parabenizar a secretária Mirian Sobreira e sua equipe na SPD. “Vocês estão fazendo acontecer as políticas sobre drogas no Ceará”, ressaltou.

A programação em Camocim envolveu, ainda, depoimentos emocionados de estudantes, professores e pais que participam dos projetos de prevenção da SPD na cidade, a realização de rodas de conversa com profissionais de saúde, educação e assistência social para o incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compod) nos diversos municípios que compõem a macrorregião Litoral Oeste, exposição de fotos e cartazes sobre momentos dos programas de prevenção do SIP, a operação da Unidade Móvel da SPD e a divulgação do ‘PossoAjudar’, aplicativo acessível por telefone celular.

A parte artístico-cultural da Caravana ficou por conta da apresentação do Grupo Harmonia do Saber, formado por crianças e jovens da Escola Eduardo Normândio, de Camocim. Eles deram um show de afinação e animação, levantando o público presente à Escola Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa. Ao final do evento, o grupo cantou a música “A Grande Família”, composição do sambista Dudu Nobre, numa forma de demonstrar o espírito de união e o compromisso de todos os presentes com a prevenção às drogas.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com