Conselho de Políticas sobre Drogas inicia atividades

9 de dezembro de 2015 - 17:49

Cipod conta com a participação de órgãos e entidades governamentais e civis do Estado

O Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), gestão 2015/2017, realizou, nesta quarta-feira, 9, a sua primeira reunião ordinária. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), com a participação de representantes dos 26 órgãos/instituições com assento no colegiado, recém-empossados pelo governador Camilo Santana.

Titular da SPD e presidente do Cipod, a secretária Mirian Sobreira abriu a reunião fazendo um breve relato sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria desde a sua criação, em março passado; apresentando os resultados alcançados. Posteriormente, os representantes de cada órgão/instituição abordaram a interface que poderão desenvolver visando o fortalecimento do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas. A ideia é construir uma Rede de Iniciativas voltadas para conter o avanço das drogas no Ceará.

A secretária Mirian Sobreira destacou a iniciativa do governador Camilo Santana de criar o Cipod no âmbito do projeto macro ‘Ceará Pacífico’, em que a Política sobre Drogas está inserida e traz, em sua essência, o desafio da intersetorialidade e da transversalidade que todo tema complexo requer. A titular da SPD também defendeu a formatação de ampla parceria e o constante diálogo entre os integrantes do Conselho.

Criado através da Lei Complementar Nº 151, de 27 de julho de 2015, o Cipod é composto por representantes de secretarias estaduais, organizações não governamentais, entidades religiosas e estudantis do Estado do Ceará. O colegiado é um órgão de caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva, cabendo-lhe propor iniciativas no campo da Política Estadual sobre Drogas, pautando os eixos prevenção, acolhimento e tratamento e reinserção social e profissional de dependentes químicos.

Ao final do encontro, marcado pela preocupação dos participantes em reverter o avanço das drogas no Estado, que já atinge todas as camadas da população, ficou acertada a realização de uma nova reunião do Cipod no dia 13 de janeiro próximo. Na pauta, consta a elaboração e aprovação do regimento do colegiado. No encontro seguinte, em fevereiro de 2016, o tema será o funcionamento das Comunidades Terapêuticas (CTs).

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com