Serra Grande recebe Caravana na Trilha da Cidadania

9 de dezembro de 2015 - 12:54

SPD levou informação e serviços para a população de oito municípios

“Agora, estou preparada para dizer não às drogas”, disse a estudante Luara Peixoto, de 12 anos. A dona de casa Francilene Pereira contou que o programa Fortalecendo Famílias mudou sua vida pra melhor. Já o professor de matemática Evaldo Sá avalia que seus alunos melhoraram a comportamento e a concentração, além de interagirem mais na sala de aula.

Estes foram apenas alguns dos depoimentos carregados de emoção ouvidos pelo público que lotou o auditório da Escola de Ensino Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho na manhã da terça-feira, 8. O local recebeu a Caravana na Trilha da Cidadania da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Na ocasião, pessoas beneficiadas com os programas levados pela SPD à Serra Grande fizeram questão de expressar sua satisfação com os resultados alcançados na região no tocante à prevenção às drogas. Os professores Francisco Alisson e Mário Soares ressaltaram a importância dos programas chegarem às escolas da Serra Grande, beneficiando grande número de estudantes e, também, suas famílias.

O evento contou com a presença de diversas autoridades da macrorregião cearense Serra da Ibiapaba, a exemplo de prefeitos, secretários municipais, parlamentares e lideranças comunitárias, classistas e estudantis. A ação levou informação e serviços oferecidos pela SPD para a população de oito municípios: Tianguá, Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará.

tiangua2Comandante da Caravana, a titular da SPD, Mirian Sobreira, fez a apresentação do Sistema Integrado de Prevenção (SIP), que inclui programas direcionados à promoção da saúde de indivíduos, famílias e comunidades, beneficiando pessoas de diferentes faixas etárias. Ela apontou as drogas como o mal do século, defendeu a prevenção às drogas através da educação e reiterou a promessa de levar os programas da Secretaria a todas as escolas públicas estaduais e municipais.

“Queremos uma juventude consciente, plenamente preparada para evitar qualquer aproximação com o mundo das drogas”, concluiu a secretária Mirian Sobreira, lembrando o compromisso do governo Camilo Santana de efetivar o Ceará Pacífico, que envolve ações em prol de uma sociedade justa e pacífica, com convivência e segurança cidadã.

A programação em Tianguá incluiu, ainda, a divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’ e exposição de fotos e cartazes das ações do SIP, além de apresentação artística por parte de crianças da Escola Marcela Maria Terceiro.

A próxima parada da Caravana na Trilha da Cidadania será na cidade de Quixeramobim, na próxima quinta-feira, dia 10. A visita à cidade do Sertão Central encerra o roteiro estabelecido pela SPD a ser cumprido ao longo do segundo semestre deste ano.

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com