Projeto Fortalecendo Minha Comunidade

7 de janeiro de 2016 - 19:00

SPD viabiliza apoio técnico e financeiro para atividades de arte, cultura e esporte em 18 municípios cearenses

Trinta e oito ações desenvolvidas no Ceará por ONGs, associações e entidades não públicas que realizam atividades na perspectiva da promoção da cidadania e cuidado ao uso de drogas em 18 municípios cearenses serão contempladas com apoio técnico e financeiro pelo Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

A iniciativa representa a efetivação do Projeto Fortalecendo Minha Comunidade (PFMC), ação desenvolvida pela SPD que busca reforçar a parceria do poder público com a comunidade cearense organizada no âmbito da prevenção ao uso abusivo de drogas. A ideia é fortalecer as iniciativas comunitárias enquanto rede social de apoio em seu território de abrangência.

O Projeto Fortalecendo Minha Comunidade deverá beneficiar um público estimado em 7.600 pessoas. As iniciativas contempladas incluem atividades de esporte na comunidade, como surfe, capoeira e outras; atividades artísticas e culturais, a exemplo de dança e música; e atividades de desenvolvimento comunitário com foco na prevenção ao uso de drogas.

Os municípios contemplados são os seguintes: Aracati, Barbalha, Camocim, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Jardim, Juazeiro do Norte, Maranguape, Ocara, Pedra Branca, Quixeramobim, Sobral e Tianguá.

Uma etapa fundamental do projeto foi deflagrada nesta quinta-feira, 7. Com o apoio da instituição executora do PFMC, a Associação Beneficente Luzia Lopes Gadelha (ABLLG), a SPD iniciou a formação dos coordenadores municipais do projeto e dos representantes institucionais.

A capacitação prossegue até a sexta-feira, 8, com a participação de representantes dos 18 municípios cearenses e das 38 entidades que desenvolvem ações comunitárias a serem contempladas no âmbito do Projeto Fortalecendo Minha Comunidade. O espaço escolhido para as atividades foi o Centro de Treinamento da Ematerce / Cetrex, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

IMG 5295A solenidade de abertura da formação contou com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira. A titular da SPD fez um breve relato sobre as ações efetivas pela pasta desde a sua criação, no ano passado, pelo governador Camilo Santana e destacou a ênfase da Secretaria na prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, sobretudo junto aos jovens.

Para a secretária Mirian Sobreira, as drogas são o mal do século. Ela avalia que o Projeto Fortalecendo Minha Comunidade proporcionará a redução dos fatores de risco e o fortalecimento dos fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas em cada território de abrangência. Mirian Sobreira concluiu sua fala ressaltando os projetos comunitários que atuam na promoção da cidadania e na prevenção ao uso de droga, bem como a parceria das instituições não públicas com o Governo do Estado, através da SPD.

Posteriormente, discursaram a presidente da Associação Beneficente Luiza Lopes Gadelha (ABLLG), Geyirlane Lourenço; e a coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel. Ambas destacaram a importância da capacitação numa forma de alinhar as ações propostas em cada projeto contemplado pelo PFMC com as diretrizes estabelecidas pela entidade executora, sob a supervisão e monitoramento da SPD.

A capacitação envolve a apresentação do PFMC, os módulos ‘Promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas’ e ‘Projetos na Comunidade’, além de oficinas, exposições, atividades em grupo e dinâmicas de integração e conhecimento.

Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939