Interiorização das ações sobre drogas

19 de janeiro de 2016 - 16:56

Mirian Sobreira prestigia lançamento do Projeto Unidos pela Paz

Numa forma de reforçar o trabalho de interiorização das ações relacionadas ao uso e abuso de drogas no Estado, em especial no âmbito da prevenção, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) se une ao Banco Comunitário Paju, instalado em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para a plena efetivação do projeto “Unidos pela Paz”. A proposta é realizar um amplo programa de educação voltado para prevenir o uso de drogas e, assim, reduzir a violência no município de Maracanaú.

O lançamento do programa acontecerá no próximo dia 2 de fevereiro, na Escola Profissionalizante Maria Carmen Vieira, em Pajuçara, às 9 horas, contando com a participação da secretária Especial de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado, Mirian Sobreira. A titular da SPD destaca que o desenvolvimento das políticas públicas sobre drogas no Ceará requer uma forte articulação intersetorial, capaz de responder aos desafios do consumo de entorpedentes.

Desde 2006, o Banco Paju desenvolve projetos com base na economia solidária, como concessão de crédito, acompanhamento técnico, articulação de parcerias e canais de comercialização dos produtos, moradia popular, feiras solidárias, bem como a moeda social “Maracanã”, que circula na comunidade. Agora, em 2016, adotará a missão de educar e conscientizar a comunidade em busca de uma cultura de paz.

Durante todo o primeiro semestre de 2016, uma equipe de mobilização estará nas escolas públicas para ministrar palestras e oficinas sobre os riscos do uso de drogas, além de noções de cidadania. “Nas reuniões com a comunidade, quando perguntamos sobre qual o maior problema das famílias, as mães sempre falavam que é a violência atrelada às drogas. Então, nós resolvemos criar esse projeto para tentar orientar os pais”, diz Eudásio Alves, do Banco Paju, destacando a importância do apoio da SPD para o êxito da iniciativa.

Com lições práticas e teóricas, a meta é chamar a atenção dos alunos de Maracanaú para o tema drogas, utilizando cartilhas informativas, atividades e apresentações culturais. As palestras serão ministradas por um policial militar, instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). “Acreditamos que o Projeto Unidos pela Paz irá contribuir para o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas ao uso de drogas, somando às demais iniciativas que estão em andamento em nosso município. Esperamos que a população se empenhe e colabore com as ações”, conclui Eudásio.

Serviço:

Evento: Lançamento do Projeto Unidos Pela Paz
Data: 2 de fevereiro de 2016
Local: Escola Profissionalizante Maria Carmen Vieira – Rua Maria Vieria, 150, Pajuçara, Maracanaú-CE

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br