Mirian Sobreira é homenageada pelo CRF/CE

21 de janeiro de 2016 - 17:14

Titular da SPD recebe placa pelo trabalho em prol dos farmacêuticos

A noite da quarta-feira, 20, foi de forte emoção para a secretária Especial de Políticas sobre Drogas do Estado do Ceará, deputada estadual licenciada Mirian Sobreira. Em concorrida solenidade promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF/CE), a titular da SPD foi agraciada com uma placa de homenagem por seu trabalho em prol da profissão farmacêutica e da saúde pública.

O evento foi realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo como anfitriões a presidente do CRF/CE, Emília Pimentel Madeira Barros, e toda a diretoria da entidade. Na oportunidade, estiveram presentes autoridades do segmento farmacêutico no Ceará, bem como deputados federais e estaduais e dirigentes de entidades de classe e de instituições de ensino superior do Estado.

Mirian Sobreira recebeu a placa conferida pelo CRF/CE das mãos do conselheiro federal do CRF/CE, Luís Cláudio Mapurunga. Emocionada, a deputada estadual licenciada e titular da SPD disse ser formada em enfermagem, mas farmacêutica de coração por conta de vivenciar a dedicação demonstrada à profissão pelo esposo, o ex-deputado estadual Marcelo Sobreira; e pela irmã Ana Márcia Rodrigues Casimiro.

Ainda em seu breve discurso, Mirian Sobreira reiterou sua convicção de que a saúde não é feita apenas por uma categoria. Ela defendeu que a saúde, em sua plenitude, se dá através da união e coesão de várias categorias profissionais, cada uma com sua missão, atuando com dignidade e recebendo remuneração justa.

crf2

O apoio da titular da SPD à categoria farmacêutica ocorreu quando do seu mandato como deputada estadual, oportunidade em que apoiou iniciativas em prol da categoria, além de apresentar projetos de indicação de relevância para os farmacêuticos, a exemplo da redução da carga horária da categoria e implementação do piso salarial, bem como a instituição da Semana do Uso Racional de Medicamentos.

Ainda na noite festiva para os farmacêuticos, não por acaso realizada no dia consagrado à categoria, a professora do Curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Eni Teresinha de Paula Pessoa, foi agraciada com a Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo, a mais alta comenda outorgada pelo CRF/CE.

crf3

Outras personalidades que, a exemplo de Mirian Sobreira, receberam placas de homenagem por parte do CRF/CE foram a reitora da Unifor, professora Fátima Fernandes Veras; o deputado federal Arnon Bezerra e o deputado estadual Carlos Felipe. O Conselho também conferiu placas aos farmacêuticos César Pinheiro, Vera Lúcia Mendonça, Nível Tavares, Geisa Aguiar, Vânia Cordeiro, Francisco Tobias de Sousa e Alisson Araújo Lima e ao servidor da instituição José Alves de Araújo.

Em seu discurso, a presidente do CRF/CE, Emília Madeira Barros, fez questão de agradecer a todos os homenageados da instituição pela contribuição e luta em defesa da profissão de farmacêutico e sua valorização, destacando que esse apoio é o mesmo que trabalhar pela saúde pública no País. Ressaltou, ainda, que o farmacêutico é o profissional de saúde que está mais perto da população, contribuindo diretamente para o uso correto e seguro dos medicamentos.

Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902-7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br