SPD fomenta e fortalece Compods

22 de janeiro de 2016 - 14:03

Centro-Sul é primeira macrorregião visitada em 2016

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) tem como uma de suas atribuições a implantação e fortalecimento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nos municípios cearenses.

Desta forma, a SPD desenvolve um trabalho de orientação aos gestores e comunidades sobre como constituir e tornar ativo o colegiado, que representa um espaço de participação social e fortalecimento das políticas sobre drogas nas diversas localidades.

Neste início de 2016, o trabalho de fomento e fortalecimento dos Compods está sendo desenvolvimento na macrorregião Centro-Sul do Ceará. Esta semana, a coordenadora de Interlocução Intersinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, e a pedagoga Cléo Félix percorreram os municípios de Acopiara, Cedro e Ipaumirim.

Em cada um dos municípios visitados, as técnicas da SPD se reuniram com lideranças locais, aproveitando para destacar a importância da implantação do Compod e sua efetiva atuação. Os encontros serviram, também, para a apresentação dos diversos programas e serviços oferecidos pela Secretaria para implementação em todo o Estado, a exemplo do aplicativo ‘PossoAjudar’.

O que é?

O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. O colegiado atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Quando ativos, os Compods realizam encontros periódicos com participação ampla da comunidade, bem como desenvolvem programas que articulam-se com políticas afins e acompanham ações nos eixos da prevenção, tratamento e acolhimento e reinserção socioprofissional de usuários de drogas.

Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira destaca que a criação do Compod em cada cidade cearense é um indicativo inconteste do compromisso municipal com a questão das drogas e seu impacto na saúde pública. Ela considera fundamental o envolvimento das comunidades em cada conselho, através de organizações da sociedade civil, estimulando a participação popular.

Ainda conforme a secretária, o Ceará conta, hoje, com 64 Compods implantados. Mirian Sobreira garante que as visitas de fomento e fortalecimento dos conselhos alcançarão municípios de todas as macrorregiões do Estado ao longo de 2016.

Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – comunicação@spd.ce.gov.br