Ação Corre Pra Vida

25 de janeiro de 2016 - 13:58

Um dia de prestação de serviços e cidadania

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) conclui os preparativos para a Ação Corre Pra Vida, num dia de prestação de serviços e cidadania para pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social.

A programação incluirá vacinação, aferição de pressão arterial, alimentação, doação de roupas e calçados, cálculo de IMC, assessoria jurídica, rodas de redução de danos, oficinas de malabares e origani, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal e apresentações culturais, dentre outras atividades.

O evento está programado para o próximo dia 29 deste mês e acontecerá no horário de 7 às 17 horas, na área onde está instalado o contêiner do Projeto Corre Pra Vida da SPD, um ponto de acolhimento e abordagem para a população em situação de rua ou em situações de de vulnerabilidade.

O contêiner já está em funcionamento ao terreno ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. A Ação Corre Pra Vida marcará a apresentação oficial do serviço para a comunidade cearense.

A área onde está instalado o equipamento é considera uma das que apresentam maior contingente populacional em situação de rua, dentro do território prioritário do Pacto pelo Ceará Pacífico: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno, que apresentam contexto de intensa vulnerabilidade social e indicadores significativos de violência.

Em Fortaleza, segundo o 1º Censo de População em Situação de Rua (Ceará, 2015), 79,8% das pessoas em situação de rua fazem uso de drogas e 54,4% declararam ter sofrido algum tipo de violência na rua. Uma pesquisa da Fiocruz sobre o uso de crack no Brasil constatou que nas capitais do País 47,3% das pessoas que fazem uso regular da droga e/ou similares encontram-se em situação de rua.

A titular da SPD, Mirian Sobreira, destaca que o objetivo principal do Projeto Corre Pra Vida é acolher as demandas das pessoas em situação de rua, realizar atendimentos psicossociais e fazer encaminhamentos necessários aos serviços de saúde e à rede socioassistencial, além de acesso a sanitário, banho e insumos de higiene e saúde.

Fernando Brito
Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br