Tudo pronto para a Ação Corre Pra Vida

28 de janeiro de 2016 - 17:49

Evento acontecerá nesta sexta-feira, 29

Um dia de prestação de serviços, cidadania, orientação, encaminhamentos e atividades artístico-culturais. Será assim a Ação Corre Pra Vida, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) que beneficiará pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social que vivem na área central de Fortaleza e entorno.

O evento está programado para amanhã, dia 29 deste mês; no horário de 9 às 16 horas. A ação acontecerá na área onde está instalado o contêiner do Projeto Corre Pra Vida da SPD, um ponto de acolhimento e abordagem para a população em situação de rua ou em situações de vulnerabilidade.

O contêiner já funciona há dois meses no terreno situado ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, no Centro da capital. A Ação Corre Pra Vida marcará a apresentação oficial do equipamento à comunidade cearense.

A programação incluirá vacinação, aferição de pressão arterial, alimentação, doação de roupas e calçados, cálculo de IMC, assessoria jurídica, corte de cabelo, maquiagem, rodas de redução de danos, distribuição de preservativos e de informativos sobre HIV e Aedes Aegypti, oficinas de malabares, origani e artesanato, aplicação de flúor, orientações sobre saúde bucal e câncer de mama, Núcleo de Qualidade de Vida do Sesi/CE e apresentações artístico-culturais, dentre outras atividades.

A área onde está instalado o equipamento apresenta o maior contingente populacional em situação de rua dentro do território prioritário do Pacto pelo Ceará Pacífico: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e seu entorno. O espaço revela pessoas em intensa vulnerabilidade social e mostra indicadores significativos de violência.

A secretária Mirian Sobreira enfatiza a importância do Projeto Corre Pra Vida. Ela explica que a iniciativa da SPD representa uma ponte entre as pessoas em situação de rua e os serviços de saúde e a rede sócio-assistencial. “A ideia é acolher as pessoas em situação de rua, identificar suas demandas, realizar atendimentos e fazer os encaminhamentos necessários a fim de retirá-las das ruas ou, no mínimo, proporcionar o acesso aos serviços públicos disponibilizados para qualquer cidadão”, explica a titular da SPD, lembrando que os beneficiários também passam a dispor de acesso a sanitário, banho e insumos de higiene e saúde.

Mirian Sobreira destaca, ainda, que a Ação Corre Pra Vida é uma forma de divulgar o Corre Pra Vida para toda a comunidade cearense. O projeto já está em pleno funcionamento há cerca de dois meses e, hoje, atende a mais de 70 pessoas/dia. A secretária aposta na ampliação do número de atendimentos a partir de uma maior visibilidade do projeto.

Fernando Brito
Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br