SPD e Senad alinham ações

1 de fevereiro de 2016 - 16:24

Programas de prevenção alcançarão 20 municípios cearenses em 2016

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) está em plena sintonia com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) para a efetivação dos programas de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas inseridos no Sistema Integrado de Prevenção (SIP).

O alinhamento das ações e a definição do fluxo de trabalho a ser desenvolvido ao longo de 2016 em 20 municípios cearenses foram os assuntos abordados em workshop realizado nos dias 28 e 29 de janeiro passado, na sede da SPD.

No Ceará, numa parceria com o Ministério da Justiça e a Senad, a SPD vem implantando três programas de prevenção de nível federal. São Eles: Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias. Além disso, desenvolve os projetos 100% cearenses Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade, fundamentados na ética e no respeito às pluralidades do Estado.

De acordo com a formadora convidada para o workshop, Raquel Turci Pedroso, a ideia da Senad e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com a realização da atividade foi capacitar os profissionais cearenses, proporcionando-lhes autonomia para a implementação dos projetos de prevenção federais com sustentabilidade, numa forma de transferência de tecnologia.

Dentre as principais atividades inseridas no workshop estiveram acolhimento e integração dos participantes, estudo e síntese do conhecimento sobre paradigmas da prevenção e avaliação das habilidades, conhecimentos e atitudes da função de apoiador da prevenção.

Além de profissionais integrantes da equipe de trabalho do SIP da SPD, também estiveram presentes ao workshop representantes do programa Diga Sim à Vida, da Senad, que visa subsidiar as ações de prevenção do uso de drogas com crianças e jovens no ambiente escolar de uma maneira leve e atraente, fazendo uso de linguagem adequada às faixas etárias dos estudantes e, também, envolvendo os pais.

Gerente do SIP da SPD, Mirian Barreto, destacou a iniciativa da Senad. Enfatizou ainda que os programas de prevenção serão ampliados para mais 10 municípios cearenses em 2016, lembrando que a expectativa da SPD é de ampliar suas ações para todo o território cearense.

Fernando Brito
Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br