GT formata projeto conjunto entre SPD e Proerd

3 de fevereiro de 2016 - 17:05

Ideia é desenvolver ações preventivas em 20 municípios ainda no primeiro semestre deste ano

A proposta de parceria e alinhamento de ações entre a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), teve prosseguimento com a realização da primeira reunião de membros do Grupo de Trabalho (GT) constituído para formatação do projeto conjunto.

O encontro foi realizado na sede da SPD, contando com a presença de gestores da pasta e do representante da coordenação do Proerd, sargento Paulo Eliseu Albano. Os participantes discutiram um planejamento de ações a serem desenvolvidas ao longo de 2016 no âmbito da prevenção às drogas no Ceará, com ênfase nas crianças, jovens e seus familiares. As atividades preventivas deverão ser implementadas nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do Estado, beneficiado os alunos e suas famílias.

A ideia é que o trabalho em conjunto seja desenvolvido nos 20 municípios cearenses onde a Secretaria ampliará ou aplicará, ainda no primeiro semestre de 2016, os programas inseridos no Sistema Integrado de Prevenção (SIP). Cidades que compõem a macrorregião Centro-Sul do Ceará já beneficiadas com as ações do SIP ganharam a condição de projeto-piloto.

Durante a reunião na SPD, os participantes avaliaram custos para a efetivação dos projetos educativos, incluindo treinamento, material e transporte, dentre outros itens; além de entrarem em consenso sobre a necessidade de realização de um workshop para o nivelamento das metodologias de prevenção adotadas pela SPD e no âmbito do Proerd.

As cidades a serem beneficiadas com a parceria serão as seguintes: Aracati, Barbalha, Camocim, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral, Tianguá, Russas, Icó, Crato, Eusébio, Beberibe, Massapé, Maranguape, Acopiara, Viçosa do Ceará e Itapipoca. Entretanto, o acordo e seus desdobramentos ainda serão submetidos à apreciação das direções da SPD e Proerd e posterior aprovação pelo governador Camilo Santana.

Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira avalia que o engajamento do Proerd nas ações da Secretaria representa uma contribuição significativa no âmbito da prevenção às drogas em todo o Ceará.

Fernando Brito
Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 99611.6716- comunicacao@spd.ce.gov.br