Juventude em Ação invade Iguatu

26 de fevereiro de 2016 - 19:21

Chega a quatro mil o número de estudantes beneficiados no município

Jovens estudantes de Iguatu estão entusiasmados. Eles estão sendo beneficiados com o programa de prevenção às drogas ‘Juventude em Ação’. A iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) engloba todas as oito escolas públicas estaduais de ensino médio do município, favorecendo cerca de quatro mil alunos.

Através do programa Juventude em Ação, os estudantes iguatuenses terão a oportunidade de participar de uma movimentada gincana cultural que envolve atividades integrativas, a exemplo de concursos culturais, exposições, jogo ‘Na Trilha da Prevenção’, rodas de conversa e oficinas, dentre outras. Todas as tarefas giram em torno da prevenção ao uso de drogas, alcançando, além dos jovens estudantes, seus familiares, amigos e a comunidade onde estão inseridos. A ideia é de uma grande ciranda de promoção do bem-estar e em prol de uma vida saudável, bem longe das drogas.

O lançamento oficial do ‘Juventude em Ação’ em Iguatu aconteceu nesta sexta-feira, 26, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lucas Emmanuel Lima Pinheiro e na Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, respectivamente, pela manhã e à tarde. Cerca de mil alunos das duas unidades estão engajados.

As duas solenidades de lançamento contaram com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira. Ela se mostrou entusiasmada com a disposição dos estudantes de participar do programa desenvolvido pela SPD. Na fala aos discentes e autoridades presentes, a secretária lembrou que os jovens são o futuro do País e convocou todos os alunos do ensino médio de Iguatu a se engajarem na ação preventiva.

lucas 01“A prevenção caminha ao lado da educação. Queremos resgatar valores e realçar a cidadania. O programa Juventude em Ação ajuda a formar cidadãos de bem e livres das drogas, além de proporcionar uma importante discussão sobre o tema, de forma aberta e sem preconceitos. Contamos com a participação de todos”, disse Mirian Sobreira, lembrando que o Ceará é primeiro Estado do País a implantar um programa de prevenção às drogas voltado diretamente para os estudantes do ensino médio, numa iniciativa genuinamente cearense viabilizada pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD.

O vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, marcou presença nas duas solenidades. “A prevenção também faz parte da educação. É importante saber que a SPD está olhando para Iguatu e trazendo mais um de seus programas de prevenção para o município, mostrando que, com a mobilização de todos os públicos, em especial dos jovens estudantes, é possível combater e vencer a luta contra as drogas e construir um mundo melhor e mais saudável”, destacou Lavor.

O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Rubenaldo Cadeira, e a coordenadora do Crede 16, Monica Souza, também destacaram a iniciativa da SPD de mobilizar os estudantes do ensino médio em torno da prevenção às drogas. “os jovens iguatuenses estão sendo convocados a ser sujeitos desse processo e atenderam prontamente ao chamado. Basta ver a mobilização deles, a enforia e o desejo de ser afastar das drogas, bem como serem agentes multiplicadores das informações de prevenção”, comentou a educadora.

Em meio à festa de lançamento do programa Juventude em Ação, o estudante Adson Santana, de 16 anos, resumiu o entusiasmo dos colegas da EEEP Lucas Emmanuel. “A gente tá tranquilo, tá favporável, tá saudável. Vamos para uma disputa sadia em torno da prevenção às drogas em que queremos conquistar os prêmios. Mas, o mais importante é que todos somos vitoriosos ao ficarmos longe das drogas”.

O Juventude em Ação será desenvolvido em 28 escolas de ensino médio cearenses, atingindo quase 15 mil estudantes e suas famílias, além de membros das comunidades onde residem, através da multiplicação do aprendizado realizado pelos próprios alunos. Com a ação dos chamados ‘estudantes voluntários’, o programa atingirá, ao final de quatro meses de efetivação, um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará.

O lançamento do programa nas demais escolas de ensino médio de Iguatu ocorrerá no decorrer de março próximo. Além do município da macrorregião Centro-Sul do Ceará, o programa Juventude em Ação alcançará as seguintes cidades cearenses: Juazeiro do Norte, Barbalha, Camocim, Crateús, Quixeramobim, Tianguá, Sobral, Aracati e Caucaia.

Acolhimento

Ainda em Iguatu, a secretária Mirian Sobreira anunciou a implantação de uma unidade de acolhimento de usuários de drogas no município. O espaço funcionará na antiga sede do Centro Vocacional Tecnológico, que passará por reformas e adaptações necessárias para o atendimento aos beneficiários.

Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br