Juventude em Ação desembarca na Serra Grande

6 de março de 2016 - 19:36

Programa beneficiará mais de 1.300 estudantes do ensino médio em Tianguá

Após a passagem vitoriosa pela Serra Grande com a Caravana na Trilha da Cidadania, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) está de volta à região para desenvolver mais um programa de prevenção às drogas junto a estudantes, suas famílias e nas comunidades onde residem. Desta vez, os beneficiados serão alunos do ensino médio.

Duas escolas do município de Tianguá foram escolhidas para a aplicação do programa Juventude em Ação. São elas: Escola Estadual de Ensino Profissionalizante (EEEP) Sebastião Vasconelos e Liceu de Tianguá José Ní Moreira. Ao todo, serão favorecidos mais de 1.300 jovens estudantes com a iniciativa da SPD. O lançamento do programa acontecerá nesta terça-feira, 8, às nove horas, na EEEP Sebastião Vasconcelos; e, à tarde, no Liceu de Tianguá José Nì Moreira, às 14 horas.

Ambas as cerimônias contarão com a presença da secretária Executiva da SPD, Aline Bezerra. Deverão estar presentes todos os estudantes beneficiados em cada escola, bem como o corpo docente dos estabelecimentos de ensino, lideranças comunitárias e autoridades regionais e locais. A ideia é promover dois grandes eventos de integração e convocação para o programa Juventude em Ação na Serra Grande, tendo Tianguá como município a deflagrar a iniciativa na região.

O programa Juventude em Ação constitui-se num conjunto de atividades que têm início com a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina com a realização de gincana, exposição e outros trabalhos artístico-culturais como foco na prevenção às drogas entre os jovens. A implantação do programa engloba, ainda, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios serão multiplicados para as demais escolas de ensino médio, através da ação de grupos de adolescentes voluntários oriundos das unidades de ensino favorecidas.

Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira explica que o Juventude em Ação será desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses, tendo estudantes do ensino médio como público-alvo. Serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 10 localidades do interior do Estado, dentre elas Tianguá. De acordo com a secretária, a SPD aposta na parceria coma a educação para propagar a prevenção às drogas, socializando conhecimentos sobre o tema e, dessa forma, reduzindo o número de usuários de substâncias psicotrópicas entre os jovens, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

Mirian Sobreira lembra, ainda, que o Juventude em Ação será aplicado em 28 escolas de ensino médio cearenses, atingindo cerca de 15 mil estudantes, suas famílias e membros das comunidades onde residem. Segundo ela, com a ação dos estudantes voluntários, o programa alcançará, ao final de quatro meses de efetivação, um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará. A titular da SPD enfatiza que o Ceará é pioneiro no País na criação e implantação de um programa de prevenção às drogas voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio.

Antes de chegar a Tianguá, o programa Juventude em Ação já foi lançado em Camocim, Iguatu e Caucaia. Os demais municípios cearenses inicialmente beneficiados são: Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Quixeramobim, Sobral e Aracati. Numa segunda etapa, estudantes do ensino médio de outras 10 cidades do Estado também serão favorecidos.

Serviço: Lançamento do Programa Juventude em Ação em Tianguá

Locais:

EEEP Sebastião Vasconcelos
Horário: 9 horas

Liceu de Tianguá José Ní Moreira
Horário: 14 horas

Fernando Brito
Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br