Tianguá acolhe Juventude em Ação

8 de março de 2016 - 18:15

Iniciativa beneficiará 1.300 estudantes no município da Serra Grande

Estudantes do ensino médio de Tianguá, na região da Ibiapaba, estão entusiasmados com a oportunidade de abordar o tema drogas através do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’ e uma série de atividades inseridas em instigante gincana que tem como foco a prevenção ao uso de álcool e outras drogas. A oportunidade está sendo proporcionada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que trouxe para o município o programa de prevenção Juventude em Ação. Serão beneficiados mais de 1.300 alunos de dois estabelecimentos de ensino locais: Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Sebastião Vasconcelos e Liceu de Tianguá José Ní Moreira.

O lançamento do programa nas duas escolas aconteceu nesta terça-feira, 8, pela manhã e à tarde, em cerimônias marcadas pela descontração e participação ativa dos estudantes beneficiados. Eles não mediram esforços para demonstrar a satisfação em participar do Juventude em Ação. Divididos em grupos para efetivação do jogo e da gincana multicultural e com caras pintadas, cartazes, balões coloridos, gritos de guerra e muita alegria, os jovens externaram o desejo de aprender e, posteriormente, difundir entre os familiares, amigos e nas comunidades onde residem a importância da prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Contudo, o mais importante para eles é revelar para todos do seu convívio e mais além o entendimento de que querem ficar longe das drogas por meio de ações que incentivam a criatividade e suas habilidades artísticas.

Nas duas cerimônias em Tianguá, a SPD foi representada pela secretária Executiva da pasta, Aline Bezerra. Na fala aos estudantes, a gestora ressaltou a prioridade da Secretaria de trabalhar com a prevenção às drogas, em especial junto às crianças e jovens, estendendo o trabalho para as famílias e comunidades onde residem. Ela lembrou, ainda, que o Ceará é pioneiro no País na criação e implantação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, numa iniciativa do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD.

JATiaguá site01O momento mais marcantes nas cerimônias foi o depoimento dos estudantes, como o jovem Matheus Yamaguchi, de 16 anos. Para ele, é fundamental aprender e difundir a mensagem de que é preciso combater as drogas. Sandy Frota, de 16 anos, considera que o Juventude em Ação contribuirá para a união dos estudantes em sua escola, além de ressaltar a cultura do bem-estar.

Willy Gadelha, Paulo Ricardo Silva e William Souza foram outros alunos beneficiados pelo programa de prevenção em Tianguá a externarem sua alegria. “Vamos combinar. Vida saudável não combina com drogas”, disseram. Alguns dos estudantes favorecidos atuarão como multiplicadores de conhecimentos, proporcionando que a ação preventiva seja difundida nas demais escolas de ensino médio de Tianguá.

Diretor da EEEP Sebastião Vasconcelos, Benedito Brás lembrou do slogan da unidade de ensino para enaltecer a chegada do Juventude em Ação. “Aqui se busca o sucesso e o sucesso não combina com o uso de drogas. O programa é uma oportunidade única de toda a comunidade escolar discutir o tema drogas e mostrar os seus males em diferentes formas de expressão”, disse. O diretor do Liceu de Tianguá. Jean Carlos Rodrigues foi mais além. “O Juventude em Ação é um presente para a nossa escola, que está situada numa área em que os jovens e as famílias necessitam de atenção e informação para ficarem longe das drogas”, comentou.

Os eventos nas escolas foram prestigiados pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Tianguá, Robério Beviláqua; pela secretária municipal de Saúde, Valdenis Vasconcelos; pelo diretor do Crede 6, Glauder Souza; e pelo vereador ClaudoHelder, dentre outras autoridades locais; bem como estudantes de outros estabelecimentos de ensino, professores e membros da comunidade.

Implementação

O Juventude em Ação será desenvolvido em escolas públicas estaduais cearenses. Numa primeira etapa, serão beneficiados estabelecimentos de ensino de 10 municípios do interior do Estado. Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira considera fundamental a parceria com a educação para propagar a prevenção às drogas, socializando conhecimentos sobre o tema e, assim, reduzindo o número de usuários de substâncias psicotrópicas entre os jovens, além de fortalecer os laços familiares e comunitários.

“Queremos ampliar e fortalecer o conhecimentos sobre os males causados pelas drogas, além de reajustar mitos e verdades sobre os entorpecentes em geral. E estamos conseguindo a adesão efetiva dos jovens através do Juventude em Ação, essa verdadeira ciranda do bem-estar, recheada de expressões artístico-culturais”, avalia Mirian Sobreira.

O programa será aplicado em 28 escolas de ensino médio cearenses, atingindo cerca de 15 mil estudantes, suas famílias e membros das comunidades onde residem. Com a participação dos estudantes voluntários multiplicadores do programa, o Juventude em Ação alcançará, ao final de quatro meses de efetivação, um total de 198 mil pessoas de diferentes faixas etárias no Ceará.

Antes de chegar a Tianguá, a iniciativa da SPD já havia sido lançada em Camocim, Iguatu e Caucaia. Os demais municípios cearenses inicialmente beneficiados são: Juazeiro do Norte, Barbalha, Crateús, Quixeramobim, Sobral e Aracati. Na etapa seguinte, estudantes do ensino médio de outras 10 cidades do Estado também serão favorecidos.

Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br