Reunião na SPD aborda efetivação de programas de prevenção nacionais no Ceará

11 de março de 2016 - 19:14

Formação de professores e multiplicadores terá início ainda este mês

O alinhamento de ações para a efetivação dos programas de prevenção às drogas do Governo Federal no Ceará por parte da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) pautou a reunião entre formadoras vinculadas à Fundação Fiocruz e à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) com as gestores dos programas no Ceará, agregadas ao Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 11, na sede da Secretaria.

Os programas #Tamojunto, Jogo Elos e Famílias Fortes serão desenvolvidos pelo segundo ano consecutivo no Ceará a partir deste mês e até setembro próximo. As ações preventivas vão beneficiar crianças e adolescentes do ensino fundamental e moradores de comunidades de 20 municípios do Ceará. O Estado foi o primeiro do País a implantar os programas simultaneamente em diversas localidades.

A psicóloga Luana Bandeira, formadora do programa Famílias Fortes, esclareceu que a reunião com as gestoras no âmbito da SPD propiciará, num segundo momento, os devidos ajustes das formações de professores e multiplicadores dos programas nacionais no Estado, além de contribuir para o fluxo de informações entre os gestores nacionais e estaduais.

Outras formadoras presentes à reunião foram a psicopedagoga Glaina Santos e a terapeuta ocupacional Kátia Lacerda (#Tamojunto), além da psicóloga Níbia Caetano e a terapeuta ocupacional Flávia Lacerda (Jogo Elos).

A primeira formação de professores e multiplicadores dos programas nacionais no Estado acontecerá nos dias 21 e 22 deste mês, no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. O foco será o programa Famílias Fortes. Em abril, terá início a formação para os demais programas preventivos.

Fernando Brito
Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spc.ce.gov.br