Equipe da SPD desembarca no Sertão Central

21 de março de 2016 - 16:33

Municípios de Quixadá, Choró e Ibaretama estão no roteiro de visitas na região

A Secretaria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (SPD) iniciou mais uma rodada de visitas a municípios do Estado. O objetivo é estimular a criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods), estratégia fundamental para o desenvolvimento de uma política pública sobre drogas com a participação popular nas diversas localidades cearenses.

A partir de hoje e até a próxima quarta-feira, 23, técnicas da SPD estarão no Sertão Central cearense. Serão percorridos os municípios de Quixadá, Choró e Ibaretama para a realização de rodas de conversa e mobilização para a instalação dos Compods. Os encontros deverão contam com a participação de lideranças locais no âmbito governamental e comunitário.

No momento, o Ceará conta com 76 conselhos formalmente instituídos, sendo que 17 foram criados na gestão da SPD. O Compod é um órgão consultivo, de deliberação coletiva e natureza paritária, que atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Cabe ao Compod realizar reuniões periódicas, devendo articular-se com políticas afins para o fortalecimento de ações nos eixos de prevenção, acolhimento/tratamento e reinserção social e profissional previstos no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas dos respectivos municípios onde atuam.

Confira o calendário das próximas visitas:

Sertão de Sobral – Massapé, Santana do Acaraú, Senador Sá – 04 a 06/4
Maciço de Baturité – Redenção, Pacoti, Palmácia – 18 e 19/4
Cariri – Lavras, Aurora, Barro – 25 a 27/4

Repórter

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 / 98902.7939 / 3238.5090– lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br