Programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas chegarão a 21 municípios cearenses em 2016

31 de março de 2016 - 16:57

SPD mais que duplica quantidade de localidades beneficiadas

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) elevará de 10 para 21 o número de municípios beneficiados com os programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas desenvolvidos pela pasta. As localidades serão favorecidas com a implantação dos programas Jogo Elos, #Tamojunto, Famílias Fortes e Juventude em Ação.

Com a significativa ampliação dos municípios beneficiados, serão atendidos cerca de seis mil alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de 6 a 14 anos, de 60 escolas estaduais. Além disso, serão formalizadas 50 equipes do programa Famílias Fortes para ações em diferentes contextos comunitários, enquanto o programa Juventude em Ação atingirá 26 mil estudantes do ensino médio.

À lista de municípios favorecidos em 2015 – Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia e Aracati – serão acrescidos Crato, Icó, Massapé, Acopiara, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Beberibe e Fortaleza.

A apresentação dos programas de prevenção efetivados pela SPD para representantes dos 11 novos municípios favorecidos aconteceu na tarde da quarta-feira, 30, na sede da SPD. Secretários municipais, técnicos e representantes de instituições que integram as redes de educação, saúde e assistência social de cada localidade prestigiaram o evento, que foi coordenado pela secretária Executiva da SPD, Aline Bezerra.

programas2O encontro contou com a participação da coordenadora Nacional dos Programas de Prevenção da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Andrea Leite, que abordou os programas de prevenção nacionais Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, efetivados no Ceará pela SPD. As ações são voltadas para crianças a partir de seis anos de idade, adolescentes até 14 anos e suas famílias.

Posteriormente, a gerente do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) da SPD, Mirian Barreto, apresentou o programa Juventude em Ação, criado e desenvolvido somente no Ceará para estudantes do ensino médio. A gerente apresentou, ainda, um cronograma de visitas aos municípios para a pactuação das atividades preventivas, que deverão ter início a partir do mês de maio próximo.

Repórter

Lena Ximenes
(85) 99611.6716 / 98902.7939 / 3238.5090 – lenaximenes66@gmail.com / comunicacao@spd.ce.gov.br