Macrorregião Sobral / Ibiapaba recebe técnicas da SPD

4 de abril de 2016 - 12:26

Municípios de Alcântaras, Massapé, Moraújo e Meruoca estão no roteiro de visitas

A Secretaria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas (SPD) inicia, nesta segunda-feira, 4, uma nova rodada de visitas a municípios do Estado com o objetivo de estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods). A estratégia é considera fundamental para o desenvolvimento de uma política pública sobre drogas com a participação popular nas diversas localidades cearenses.

Nesta segunda-feira e até amanhã, 5, técnicas da SPD estarão na macrorregião Sobral/ibiapaba. Serão percorridos os municípios de Alcântaras, Massapé, Moraújo e Meruoca. Por ocasião das visitas, serão realizadas rodas de conversa e mobilização para a instalação dos Compods locais. Os encontros contarão com a participação de lideranças locais no âmbito governamental e comunitário.

Hoje, o Ceará conta com um total de 76 conselhos formalmente instituídos, sendo que 17 deles foram criados na gestão da SPD. O Compod é um órgão consultivo, de deliberação coletiva e natureza paritária, que atua como instância de assessoramento ao governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Cabe ao Compod a realização de reuniões periódicas, devendo articular-se com políticas afins para o fortalecimento de ações nos eixos de prevenção, acolhimento/tratamento e reinserção social e profissional de usuários de drogas previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas dos respectivos municípios onde atuam.

Confira o calendário das próximas visitas:

Maciço de Baturité – Redenção, Pacoti, Palmácia – 18 e 19/4
Cariri – Lavras, Aurora, Barro – 25 a 27/4

(85) 99910.3443 / 3238.5090– comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spc.ce.gov.br