Ação Corre Saúde atende pessoas em situação de rua

8 de abril de 2016 - 16:26

Iniciativa foi realizada na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza

A equipe de profissionais engajados no projeto Corre Pra Vida aproveitou a passagem do Dia Mundial da Saúde, que transcorre em 7 de abril, para a realização de mais uma atividade voltada para pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade. A ação Corre Saúde foi realizada na manhã desta sexta-feira, 8, na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza.

Na ocasião, o público presente recebeu orientações sobre os cuidados que as pessoas devem adotar para ter uma vida mais saudável, em especial aquelas em situação de rua. A higiene bucal foi um dos pontos destacados no evento, que incluiu a distribuição de escovas e creme dental.

Ainda durante a ação Corre Saúde, a enfermeira Argina Bandeira, do Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, abordou a importância da prevenção e tratamento da tuberculose, aproveitando para realizar a coleta de material para exame de escarro. A unidade móvel da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) foi utilizada como ponto de apoio para a atividade.

Integrantes da equipe do Corre Pra Vida, a enfermeira Grazianne Andrade e a psicóloga Isadora Leite realizaram uma breve explanação sobre o projeto desenvolvido pela SPD, ressaltando os serviços oferecidos para a população em situação de rua, bem como a localização do ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) e o horário de funcionamento do equipamento.

A ação Corre Saúde envolveu, também, o repasse de orientações sobre redução de danos. A programação foi concluída com a oferta de café da manhã musical.

Projeto

O contêiner do projeto Corre Pra Vida foi instalado pela SPD, em nobembro de 2015, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das oito às 17 horas, servindo de ponto de apoio e suporte para a atuação de equipe interdisciplinar. Os profissionais realizam o acolhimento e abordagem de pessoas em situação de rua para o encaminhamento de suas demandas, a realização de atendimentos psicossociais e os encaminhamentos necessários aos serviços da rede pública.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090 – comunicação@spd.ce.gov.brdaniela.negreiros@spd.ce.gov.br