SPD agiliza parceria com a Unifor e concretiza cooperação com a Fametro

8 de abril de 2016 - 17:53

Secretaria ganhará novos colaboradores

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) iniciou conversações com a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, para a formalização de um termo de convênio entre as partes visando a realização de programas de projetos de extensão, campo para a realização de pesquisas e estágios obrigatórios e não obrigatórios para estudantes da instituição de ensino nas dependências de unidades ou serviços disponibilizados pela SPD.

A mais recente reunião de pactuação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 8, na sede da SPD, com a participação da coordenadora de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel, e das assessoras técnicas Swami Marinho e Daniele Pinheiro. Pela Unifor, estiveram presentes a coordenadora do curso de Psicologia, Marselle Fernandes; e os professores Elton Gurgel e Luara da Costa, do curso de Psicologia; e Lucélia Ribeiro de Farias, do curso de Enfermagem.

Durante o encontro, a coordenadora Alessandra Pimentel realizou uma breve exposição sobre as diversas atividades desenvolvidas pela SPD nos eixos da prevenção, tratamento e acolhimento e reinserção social e profissional. Ela ressaltou que, a partir da efetivação do convênio, a pasta fornecerá o devido suporte técnico necessário ao alcance dos objetivos acadêmicos almejados pela Unifor e estudantes beneficiados, enquanto a SPD passará a contar com novos colaboradores com elevado espírito de integração e profissionalização, bem como garantirá a certificidade de suas ações.

Para a professora Marselle Fernandes, o convênio constitui-se numa importante oportunidade aos alunos da Unifor para a realização de estágio, projetos de extensão, a exemplo de TCC, monografias, mestrados e doutorados; e campo para pesquisas, com ênfase na dependência química. Vale destacar que a parceria não resultará em custos adicionais para as partes envolvidas.

Uma nova reunião, ainda em data definida, será realizada entre a SPD e a Unifor para a formatação final do convênio, que deverá ter prazo de vigência de dois anos, podendo ser prorrogado e/ou alterado mediante anuência de ambas as partes.

Fametro

fametroAinda nesta sexta-feira, começou a ser concretizada a parceria entre a SPD e a Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (Fametro). Alunos do Curso Técnico de Reabilitação de Dependentes Químicos, oferecido pela instituição de ensino, passarão a atuar no projeto Corre Pra Vida, iniciativa da SPD voltada para acolhimento e abordagem de pessoas em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade.

Um primeiro contato entre estudantes beneficiados e a coordenação e a gerência do projeto Corre Pra Vida aconteceu durante reunião na sede da SPD. O encontro contou com a presença da supervisora de estágios do curso, Luciana Ribeiro Conz; e do orientador de estágios, Aélio Almeida.

Na avaliação da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, a formalização de parcerias por parte da SPD proporcionará o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas no Estado do Ceará.

 

 

 

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090 – comunicação@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br