Aracati recebe formação do programa Famílias Fortes

14 de abril de 2016 - 12:38

Profissionais de saúde e assistência social e representantes da sociedade civil participaram das atividades

O município de Aracati, no litoral Leste do Ceará, recebeu entre os dias 12 e 13 deste mês a primeira formação do projeto Famílias Fortes. A iniciativa é da Secretaria Especial de Política sobre Drogas (SPD) em parceria com os ministérios da Saúde e da Justiça/Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad).

Durante os dois dias de formação, 25 participantes entre profissionais da saúde e assistentes sociais puderam conhecer os conteúdos do programa, destinado a famílias de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, além de refletir sobre o fenômeno do uso de drogas na sociedade atual.

Participante da formação, a presidente do Conselho Municipal de Politicas sobre Drogas, Auxiliadora Costa, destacou a importância da atividade no resgate da cidadania e da responsabilização dos jovens. “Precisamos dar oportunidades a estas famílias para reflexão e mudança de atitude na relação pais e filhos”, afirmou.

Também o coordenador municipal de Políticas sobre Drogas, Diassis Garcia, participou dos dois dias de capacitação e gostou da proposta. “Com uma rede de assistência social integrada, podemos atingir as pessoas mais vulneráveis, oferecendo a elas oportunidades antes negadas”, disse.

No segundo semestre de 2015, um piloto do projeto ocorreu no município de Aracati, beneficiando 12 famílias. Conforme a assistente social Erilene Marinho, os resultados foram muito positivos. “Até hoje, os participantes comentam a oportunidade e procuram espaços semelhantes na comunidade”, destacou.

O Famílias Fortes capacita profissionais da saúde e assistência social para aplicar o programa de prevenção às drogas para famílias de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, através da realização de grupos semanais. Todas as atividades são acompanhadas por formadores federais, que auxiliam os profissionais no planejamento e execução de cada um dos encontros previstos, além de fazer articulações com os demais profissionais da rede da assistência e outras redes que compartilham territórios.

Foto: Liandro Lindner

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicação@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br