SPD leva informação e lazer para a população em situação de rua

18 de abril de 2016 - 14:13

Teatro de rua atrai público significativo à Praça do Ferreira

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), por meio do projeto Corre Pra Vida, utilizou o teatro como meio de proporcionar a socialização e fortalecer o vínculo da população em situação de rua, bem como propiciar um momento de alegria e descontração para este público. O espetáculo, encenado na sexta-feira,15, aconteceu em um cartão postal da cidade, a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.

A paisagem urbana serviu de cenário para a encenação, que contou com significativa plateia formada por pessoas em situação de rua que costumam circular pelo principal logradouro de Fortaleza e área no entorno.

A peça ‘Pétalas’ foi apresentada por atores do grupo teatral independente Pavilhão da Magnólia e recontou a Paixão de Cristo, através da linguagem do teatro de rua, utilizando elementos da cultura popular nordestina, com músicas, folguedos, improviso, danças e cores. O espetáculo foi criado a partir de um grupo de artistas que, andando pelas ruas, encontrou uma rosa e, a partir deste momento, questionou acerca da vida.

“Quando falamos de teatro de rua, estamos falando de levá-lo às mais distintas pessoas e lugares, em humanizá-lo, de botar o ator em contato direto com o público, de ligar ator e público, podendo transformá-los em uma coisa só, fazendo com que o espetáculo entre na vida das pessoas. O teatro leva o passante a sonhar e a refletir sobre sua condição de sujeito, avaliaram atores do Pavilhão da Magnólia. Eles destacaram a boa interação com a plateia.

teatro3A iniciativa da SPD na praça incluiu, ainda, exame para diagnóstico de tuberculose disponibilizado pela Associação de Amparo aos Pacientes com Tuberculose em parceria com o Posto de Saúde Carlos Ribeiro da Regional I, bem como apresentação musical do Núcleo de Rua da Secretaria de Direitos Humanos do município, que trabalha com abordagem social, prevenção e redução de danos, formação sobre a redução de drogas, arte e educação.

O projeto

O Corre Pra Vida consiste num ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua ou em outros contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é reduzir os danos causados pelo uso de drogas e promover direitos e inserção social, além do acesso às políticas públicas de saúde.

O processo de reinserção inclui a realização de uma série de atividades integrativas/informativas para os beneficiários no contêiner e em outras áreas da capital.

O contêiner do Projeto Corre Pra Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na área denominada de Oitão Preto, no Centro de Fortaleza, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicação@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br