SPD agiliza encontros de pactuação de programas de prevenção

19 de abril de 2016 - 16:45

Gerentes visitarão quatro municípios esta semana

Gerentes dos programas de prevenção desenvolvidos pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) desembarcaram, nesta terça-feira, 19, na cidade de Massapé. O objetivo foi a realização de encontro de pactuação com os secretários locais de Educação, Assistência Social, Saúde e Cultura, além de membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), para a efetivação das ações preventivas no município da região Norte do Estado.

Os programas de prevenção beneficiarão crianças e jovens matriculados em escolas da rede pública estadual de ensino na faixa etária de 6 a 14 anos, bem como suas famílias. São eles: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, levados a diversas localidades cearenses graças a parceria da SPD com os ministérios da Saúde e Justiça / Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

O encontro em Massapé contou com 24 participantes. Eles destacaram a iniciativa da SPD de levar ações preventivas para as escolas, alcançando crianças, adolescentes e suas famílias. Ainda nesta semana, deverão ser realizadas reuniões de pactuação nas cidades de Sobral, Viçosa do Ceará e Itapipoca.

O Ceará foi o primeiro Estado do Brasil a implantar os programas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes, simultaneamente, em 10 municípios do interior em forma de projeto-piloto, a partir do segundo semestre de 2015. Este ano, as localidades voltarão a receber os programas, que também serão ampliados para mais 10 cidades cearenses.

Com a ampliação do número de municípios beneficiados, serão atendidos cerca de seis mil alunos do ensino fundamental I e II, na faixa etária de 6 a 14 anos, de 60 escolas estaduais. Além disso, serão formalizadas 50 equipes do programa Famílias Fortes para ações em diferentes contextos comunitários.

À lista de municípios favorecidos em 2015 – Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús, Quixeramobim, Camocim, Tianguá, Sobral, Caucaia e Aracati –, este ano serão acrescidos Crato, Icó, Massapé, Acopiara, Eusébio, Russas, Maranguape, Itapipoca, Viçosa do Ceará e Beberibe.

Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Sectretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br