Mobilização pela criação de Compods no Cariri

25 de abril de 2016 - 12:29

SPD desembarca nos municípios de Lavras da Mangabeira, Aurora e Barro

Técnicas da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) estarão, a partir de hoje e até a próxima quarta-feira, 27, na região do Cariri. A finalidade é a realização de encontros visando estimular a criação e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods).

Serão percorridos os municípios de Lavras da Mangabeira, Aurora e Barro. Por ocasião das visitas, as técnicas Cláudia Baima e Cléo Félix coordenarão rodas de conversa e mobilizações para a instalação dos Compods locais. Os encontros contarão com a participação de lideranças locais no âmbito comunitário e governamental.

Titular da SPD, a secretária Aline Bezerra ressalta que a implantação de Compods é estratégica para a SPD no âmbito do desenvolvimento de uma política pública sobre drogas com a participação popular nas diversas localidades cearenses.

Hoje, o Ceará conta com 85 conselhos formalmente instituídos, sendo que 21 deles foram criados na gestão da SPD, iniciada em março de 2015. O Compod é um órgão consultivo, de deliberação coletiva e natureza paritária, que atua como instância de assessoramento ao governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Cabe ao Compod de cada localidade a realização de reuniões periódicas e a a realização de articulações com políticas afins para o fortalecimento de ações nos eixos de prevenção, acolhimento/tratamento e reinserção social e profissional de usuários de drogas previstas no Plano Municipal de Políticas sobre Drogas das respectivas cidades onde atuam.

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 98902.7939 / 3238.5090 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spc.ce.gov.br