SPD entrega insumos do programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade no Litoral Oeste

28 de abril de 2016 - 13:26

Programação inclui a posse da nova diretoria do Compod de Camocim

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) realiza na sexta-feira, 29, a solenidade de entrega de insumos para entidades com projetos contemplados pelo programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade no município de Camocim.

O Fortalecendo Minha Comunidade constitui-se num programa de apoio às ações desenvolvidas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e realizem atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas.

Através do programa, a SPD objetiva fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, sobretudo junto à população jovem do Estado do Ceará.

O programa Fortalecendo Minha Comunidade não realiza o repasse de recursos financeiros às entidades contempladas. Estas recebem, diretamente, materiais, bens e serviços para a implementação dos projetos. Em contrapartida, deverão fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas à SPD.

Na solenidade de entrega de insumos, serão contempladas entidades com atuação comunitária num dos seguintes eixos: esportes, atividades artístico-culturais, atividades de desenvolvimento como foco na prevenção ao uso de drogas e artesanato. Cerca de duas mil pessoas serão diretamente beneficiadas.

As entidades contempladas são Associação Comunitária do Bairro da Boa Esperança e Adjacências e ONG São Francisco. A titular da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SDP), Aline Bezerra, presidirá a solenidade, que contará com a presença da prefeita de Camocim, Mônica Aguiar; e de outras autoridades do município, bem como representantes da sociedade civil.

A secretária Aline Bezerra esclarece que, em sua fase inicial, o programa Fortalecendo Minha Comunidade beneficiará, ao todo, 38 projetos desenvolvidos em 18 municípios cearenses, quais sejam, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Iguatu, Jardim, Ocara, Pedra Branca, Camocim, Horizonte, Maranguape, Eusébio, Crateús, Tianguá, Aracati, Quixeramobim e Caucaia.

Compod

A programação em Camocim inclui, ainda, a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), composta por representantes de instituições governamentais e de organizações da sociedade civil. O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva que atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas.

Evento: Programa Fortalecendo Minha Comunidade – Entrega de insumos e posse da nova diretoria do Compod de Camocim
Data: 29/04/2016
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Maestro Antonio Basílio – NAEC – Camocim-CE